Um surto provocado pelo novo coronavírus no Lar dos Velhos, no Jardim Figueira, passou a ser apurado pela Prefeitura de Amparo após registros revelarem que cinco residentes morreram e 15 testaram positivo para a doença desde o ano passado. As informações foram apuradas pela EPTV, afiliada da TV Globo.
A administração do lar contabiliza apenas três óbitos no local, sendo o último deles na quarta-feira (20), de um idoso de 87 anos. De acordo com a prefeitura, a investigação será realizada a partir da coleta de exames e avaliação de documentos da instituição. O Ministério Público também acompanha o caso.
Procurada pela emissora, a instituição informou que adotou todas as medidas sanitárias e que a Vigilância Sanitária e o Ministério Público foram avisados de todas as ações em combate ao coronavírus.
Em uma nota enviada à EPTV, a prefeitura afirmou que “como trata-se na maioria de idosos carentes ou sem núcleo familiar disponível, não há como interditar ou tomar alguma medida mais drástica contra o lar, contudo o próprio lar conta com uma área de isolamento para os pacientes sintomáticos”.
A diretoria do Lar dos Velhos ainda ressaltou que é uma instituição classificada como de baixa complexidade, e não possui a estrutura necessária para o atendimento de casos graves. E acrescentou que, em situação de agravamento no caso médico, os idosos são direcionados à Santa Casa Anna Cintra.
Entretanto, o lar afirma que a Santa Casa apresenta “certa resistência em aceitar nossos idosos ali encaminhados alegando falta de leito e também por achar que a nossa instituição deva ofertar tal demanda”.
O que diz a Santa Casa Anna Cintra
À EPTV, a diretora executiva da Santa Casa Anna Cintra, Patrícia Marcondes, afirmou que a instituição nunca se recusou a atender nenhum dos idosos da casa de repouso, e ressaltou ainda que, dos nove idosos que foram atendidos pelo hospital, dois faleceram.
A diretora também informou que os idosos do Lar dos Velhos foram encaminhados à unidade sem aviso prévio ou histórico médico. Com isso, a Santa Casa solicitou à Vigilância Sanitária a lista completa de casos positivos e suspeitos que haviam sido registrados na casa de repouso.
A representante do hospital reforçou que, até a tarde da última quarta-feira (20), a Santa Casa registrava 133% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes diagnosticados com a covid-19. (Com informações da EPTV)