Holambra, Jaguariúna e Pedreira aprovaram nesta quinta-feira (1), em conjunto com outros prefeitos das cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos. A decisão foi anunciada após uma reunião virtual do Conselho de Desenvolvimento da RMC, do qual o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, é presidente.
De acordo com o Conselho, cada município deverá publicar um decreto com a definição dos locais da proibição, como praças e vias públicas específicas. “Essa é mais uma medida que visa coibir as aglomerações de pessoas neste que é o pior momento da pandemia. Não se trata de uma lei seca. A pessoa pode tomar a sua bebida, mas tem que ser em casa”, explica o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, o prefeito Gustavo Reis.
Durante a reunião virtual, o colegiado também discutiu a necessidade de um reforço na busca por mais vacinas contra o coronavírus para as cidades da região.
“Cinturão Sanitário” no Circuito
Os três municípios do Circuito das Águas ainda realizarão o chamado “Cinturão Sanitário”, que consiste em uma série de barreiras de orientação nas entradas das cidades. A iniciativa foi adotada por todos os 20 prefeitos da RMC e visa desestimular a vinda de turistas de São Paulo e da Grande São Paulo durante o feriado prolongado.
As barreiras sanitárias serão realizadas nas vias de acesso às cidades de Holambra, Jaguariúna e Pedreira. As prefeituras não divulgaram os locais ou horários das ações, que devem seguir até dia 4 de abril.
Em Jaguariúna, a administração municipal informou que ainda serão feitas ações em locais que costumam registrar aglomerações, como a Praça Mogi Mirim e Colina do Castelo. De acordo com a Prefeitura, denúncias podem ser realizadas à Polícia Municipal, através dos telefones 153 ou 3937-3936.