- Publicidade -
coronavirusRMC recebe ampliação de 44 leitos de UTI-Covid custeados pelo estado

RMC recebe ampliação de 44 leitos de UTI-Covid custeados pelo estado

Pasta estadual informou que os outros seis, do total de 50 prometidos, devem ter ínício de atendimento em breve

- Publicidade -

Leitos de UTI no Hospital Ouro Verde (Foto: Arquivo/Carlos Bassan/PMC)
Leitos de UTI no Hospital Ouro Verde (Foto: Arquivo/Carlos Bassan/PMC)

 

Após anunciar o custeio de 50 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com covid-19 na RMC (Região Metropolitana de Campinas) no início de fevereiro, a secretaria de Estado da Saúde informou hoje (17) que 44 estão atualmente em operação. 

Os outros seis do total prometido devem ser abertos “em breve”. 

De acordo com a pasta, 30 vagas estão em Campinas e outras 14 foram instaladas em Santa Bárbara d’Oeste. Questionada sobre o restante, a assessoria de imprensa da secretaria não detalhou onde seria aberto e nem um prazo específico para o início do atendimento. 

Enquanto alega que as tratativas para a abertura de novas UTIs estão avançadas, o comunicado afirma que o DRS 7 (Departamento Regional de Saúde) segue monitorando os indicadores da pandemia em 42 municípios e que leitos de enfermaria também já foram implantados em Campinas. 

“Os demais estão em trâmite final para o início de atendimento em breve. A pasta lembra ainda que o município de Campinas também foi contemplado com 139 leitos de enfermaria, que já estão em funcionamento”, diz um trecho do texto enviado à reportagem do acidade on Campinas. 

PEDIDO 

- Publicidade -

O custeio de 50 leitos de UTI para a RMC foi anunciado no dia 1º deste mês, uma semana depois da solicitação feita pela secretaria de Saúde de Campinas. 

Na ocasião, a pasta municipal alegou que analisava a situação epidemiológica e que já havia entrado em contato com o governo estadual para solicitar mais vagas. 

Em resposta, o governo de São Paulo disse que monitorava constantemente os indicadores e que “havendo necessidade”, seriam ativadas novas unidades. 

Ainda de acordo com a secretaria de Desenvolvimento Regional, o repasse dos leitos ocorreu após um pedido do deputado federal Carlos Sampaio (PSDB). 

Na época, o estado afirmou que o auxílio podia ainda ser ampliado em caso de necessidade, mas não foram informados detalhes de como isso iria ocorrer. 

Além de Campinas, entre os municípios que podiam solicitar o custeio de abertura estavam Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -