
A Secretaria de Saúde de Serra Negra iniciou na manhã deste domingo (24) a vacinação de idosos residentes e profissionais que trabalham em lares de longa permanência, os conhecidos asilos. A meta, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, é fechar o dia com 116 pessoas imunizadas.
A primeira visita aconteceu no Recanto São Francisco de Assis, no Jardim Placidolândia. Foram imunizados 14 moradoras, nove funcionários e duas freiras.
“Receber a vacina é importante por nos trazer mais segurança”, disse a Irmã Agda Destefani, coordenadora do Recanto. “Somos um grupo de risco. Temos a esperança de que a vacinação venha combater a epidemia que tanto nos deixa estressadas”, conclui.
A equipe que esteve na casa de repouso contava com duas enfermeiras, quatro técnicas de enfermagem, duas agentes comunitárias e dois motoristas. O grupo agora segue para o Lar dos Velhinhos São Francisco de Assis, onde nesta tarde a campanha continua.
O que já foi feito na cidade
Serra Negra recebeu 250 doses da Coronavac, imunizante desenvolvido pela parceria entre a chinesa Sinovac Biotech e o Instituto Butantan, que foram distribuídas pelo governo do Estado de São Paulo.
De acordo com o balanço divulgado neste domingo (24), nos primeiros três dias, entre quinta-feira (21) e sábado (23), foram aplicadas 113 vacinas, todas em profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Não estão computadas as doses que foram ou serão aplicadas hoje em moradores e profissionais dos lares de longa permanência.
A técnica em enfermagem Mirtes de Oliveira Godoy foi a primeira contemplada na cidade. Ela trabalha na Unidade de Saúde do Bairro Refúgio da Serra e foi vacinada já na quinta-feira (22), data do recebimento do primeiro lote de vacinas.
Na sexta-feira (22) foram imunizados 73 profissionais, sendo 10 da equipe de enfermagem da vacinação, 56 do Hospital Santa Rosa de Lima e sete da Unidade de Atendimento das Palmeiras, referência no atendimento de pacientes com sintomas de covid-19.
Já no sábado (23) receberam a vacina 35 profissionais do Santa Rosa de Lima e quatro da Unidade de Atendimento das Palmeiras.