Serra Negra interrompeu oficialmente o Festival de Verão previsto para ocorrer até fevereiro devido ao avanço dos casos de covid-19 na cidade. O evento chegou a ter início, sem qualquer divulgação, na semana passada.
Além das atrações do festival, a administração fechou a piscina e a academia municipal para o público, proibiu a prática de esportes coletivos nas quadras, praças e represas e vetou shows durante a Feira Noturna Cultural, que acontece às quintas-feiras na praça Sesquicentenário.
Até o momento Serra Negra não determinou restrições que afetem o atendimento do comércio e serviços. Apenas recomendou que bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, padarias, sorveterias e demais estabelecimentos do setor de alimentação fechem as portas até no máximo 22h e que encerrem as atividades após mais uma hora de tolerância.
A decisão de interromper o Festival de Verão e adotar outras medidas que possam gerar aglomerações na cidade aconteceu após um encontro entre lideranças das cidades que formam o chamado Circuito das Águas e que foi realizada na última quinta-feira (6).
De acordo com nota enviada pela assessoria de imprensa da prefeitura de Serra Negra, “foi unânime entre os participantes a preocupação com o momento. Ficou definida a elaboração de uma nota conjunta visando, principalmente, alertar a população e ao mesmo tempo solicitar a colaboração de todos para frear o avanço da covid-19”.
De acordo com as duas últimas atualizações do boletim epidemiológico feitas pela Secretaria de Saúde, Serra Negra registrou 68 novos casos de covid-19 entre os dias 6 e 7 de janeiro, quinta-feira (47) e sexta-feira (21 casos), respectivamente. O município totaliza 3.317 casos confirmados desde o início da pandemia, com 98 mortes.
MEDIDAS ANUNCIADAS PELA PREFEITURA DE SERRA NEGRA
*Cancelamento do Festival de Verão, iniciado em 02 de Janeiro e que se estenderia até o final de Fevereiro de 2022;
*Fechamento da piscina e academia municipal;
*Proibição da prática esportiva coletiva e que gere aglomerações, nas quadras, praças e represas,
*Cancelamento dos shows da Feira Cultural Noturna;
*Ações de orientação para uso de máscara e observação de distanciamento físico junto à população residente e turistas nas principais ruas do comercio e principais pontos turísticos;
*Ações de intensificação do monitoramento de casos confirmados e suspeitos para que se mantenham em isolamento, através da Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal;
*Reforço na higienização e sanitização das ruas, praças, postos de saúde, rodoviária e outros locais;
*Maior capacidade de atendimento com aumento de médicos e equipe de enfermagem na unidade do Alto das Palmeiras (Covidário);
*Reforço das equipes de vacinação no Centro de Convenções.