Após iniciar na manhã de ontem (21) a vacinação na rede municipal, a Prefeitura de Campinas divulgou o balanço do total de vacinados no 1º dia de imunização.
Segundo a Secretaria de Saúde, trezentos profissionais de saúde que trabalham diretamente na assistência a casos de covid 19 nos hospitais municipais Mário Gatti e Ouro Verde receberam a primeira dose da vacina contra a doença até às 17h. A aplicação das doses continua nos próximos dias em toda a rede e nos hospitais particulares.
A primeira vacinada na rede municipal foi a médica da linha de frente de enfrentamento ao vírus do Hospital Dr. Mário Gatti, Maelly Romy Ikuno, de 34 anos. A médica trabalha na unidade há 8 anos como clínica geral e chegou a se infectar com o coronavírus no ano passado.
Ao todo, o início simbólico de início da vacinação contou com a aplicação de doses em seis profissionais da Rede Mário Gatti, sendo três do Hospital Mário Gatti e três do Hospital Ouro Verde. Das outras cinco pessoas imunizadas, três são técnicos de enfermagem, e duas são enfermeiras.
Na última segunda-feira, também houve um ato simbólico de início da vacinação em profissionais da saúde no Hospital de Clinicas da Unicamp que contou com a presença do governador do Estado João Dória. Na ocasião foram entregues 4 mil doses que ficaram na unidade (leia mais aqui).
A VACINAÇÃO
De acordo com a Prefeitura, a intenção é aplicar imediatamente todas as 24,9 mil doses que chegaram na noite de quarta-feira nos profissionais de hospitais públicos e particulares de Campinas. Ainda de acordo com a Administração, os imunizantes vão ser distribuídos para 18 hospitais públicos e privados e 67 centros de saúde.
A partir de hoje está previsto o início da vacinação dos trabalhadores da saúde de hospitais particulares. A campanha para os demais grupos prioritários ainda não tem data certa.
Na Rede Mario Gatti serão 4,1 mil vacinados, já o restante das vacinas na rede municipal será aplicado nos profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Carlos Lourenço, São José, Campo Grande e Anchieta.
De acordo com a Saúde, 45% das doses serão destinadas para a rede pública e 55% para a rede privada. No Hospital Mário Gatti, o intuito é vacinar 750 profissionais por dia, já no Ouro Verde, 225 diariamente, e no Samu e nas UPAs 100 profissionais por dia. .