- Publicidade -
CotidianoAbertura de leitos de UTIs infantis é adiada no HC da Unicamp, em Campinas

Abertura de leitos de UTIs infantis é adiada no HC da Unicamp, em Campinas

De acordo com a assessoria de imprensa da unidade de saúde, não há prazo definido para início das atividades

- Publicidade -

Entrada do HC da Unicamp (Reprodução/EPTV Campinas)
Entrada do HC da Unicamp (Reprodução/EPTV Campinas)

Os seis leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátricos do HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp, previstos para atendimento a partir desta segunda-feira (6), tiveram o prazo adiado, em Campinas.

A ampliação, anunciada pelo governo estadual no dia 26 de maio, teve início na última quarta-feira (1º), com a liberação de dez leitos para crianças na ala de terapia semi-intensiva.

- Publicidade -

Na ocasião, a unidade de saúde chegou a explicar que os leitos não haviam sido liberados porque os berços e as bombas de infusão ainda não tinham chegado. 

Após o atraso, a assessoria de comunicação do HC informou que não irá mais divulgar prazo para a abertura das seis vagas de UTI e que só anunciará quando estiver tudo pronto.

Ao todo, estão previstos 26 os leitos de terapia intensiva para crianças. O novo motivo do atraso não foi divulgado pela assessoria até o momento desta publicação.

UNIDADES DO HES

De acordo com o anúncio do governo estadual, outros 15 leitos são esperados no HES (Hospital Estadual de Sumaré), sendo cinco de UTI, cinco de semi-intensiva e outros cinco de urgência pediátrica. A abertura das unidades deveria ter acontecido no dia 1º de junho.

- Publicidade -

No dia previsto, a unidade informou que a nova previsão é de que as estruturas sejam implementadas até 10 de junho, porque as equipes de profissionais da saúde que vão atuar nessas vagas ainda não foram contratadas.

Nesta segunda-feira (6), o HES relatou que o processo seletivo segue em andamento.

ANÚNCIO DO ESTADO

Em visita à Campinas no último dia 26 de maio, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou a abertura de 31 leitos pediátricos para a região de Campinas a partir de 1º de junho. Ao todo, foram anunciados 16 leitos no HC da Unicamp e 15 no HES, o Hospital Estadual de Sumaré.

“São leitos importantes que vão atender as crianças neste momento aonde as crises respiratórias ampliam-se e aumentam durante este período do ano. Além disso, essa demanda crescente nos fez mobilizar junto à Unicamp e ao Hospital Estadual de Sumaré a necessidade da abertura desses leitos de maneira emergencial”, disse o governador na ocasião.

Presente no anúncio das novas vagas para a região, o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, detalhou a distribuição das unidades nos dois locais. “Serão seis UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e 10 semi-intensivas no HC”, disse no dia 26 de maio. No HES, serão cinco UTIs, cinco semi-intensivas e cinco de urgência pediátrica, informou, também.

A medida visa desafogar o sistema de saúde da região, que convive com a superlotação das UTIs para crianças.

“Esse é o primeiro anúncio de um esforço emergencial que foi feito para que a gente, já a partir de 1º de junho, pudesse ter 31 leitos abertos de pediatria. Esse esforço continua. A DRS (Departamento Regional de Saúde) está dialogando com as prefeituras e os prefeitos também estão comprometidos em ajudar a abertura desses leitos e nós teremos novos anúncios nas próximas semanas”, afirmou Rodrigo Garcia.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -