- Publicidade -
CotidianoAlunos da Unicamp protestam contra terceirização de bandejão e retirada de cotas para aluno de escola particular

Alunos da Unicamp protestam contra terceirização de bandejão e retirada de cotas para aluno de escola particular

Ato acontece nesta terça-feira, no campus da Unicamp de Campinas; veja o que Universidade diz

- Publicidade -
Alunos reunidos em protesto na Unicamp (Foto: Divulgação)
Alunos reunidos em protesto na Unicamp (Foto: Divulgação)

 

Um grupo de alunos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) iniciou na manhã desta terça-feira (4) um ato no campus, em Campinas, para protestar contra a terceirização do RU (Restaurante Universitário), conhecido como bandejão. O protesto, que começou por volta das 11h, em frente à reitoria universitária, também é contra a decisão de retirada do sistema de cotas para alunos oriundos de escola particular – veja mais abaixo.

- Publicidade -

De acordo com os estudantes, a paralisação tem também a adesão do STU (sindicato dos Trabalhadores da Unicamp). Entre os problemas do restaurante apontados pelos estudantes estão a má higiene no local, baixa qualidade das refeições servidas e a má gestão no restaurante, iniciada em setembro do ano passado. Eles também fazem ato contra os ataques racistas ocorridos no Instituto de Artes e no Instituto de Filosofia e Ciências Humanos no ano passado.

Os estudantes estão reunidos em frente à reitoria e informaram que farão atos ao longo do dia. Ao todo, a paralisação dos alunos atinge 20 institutos no local. Na manifestação, os estudantes, junto a representantes do sindicato, denunciam também supostas condições precárias de trabalhadores no bandejão. Eles também lembraram da morte de uma trabalhadora dentro do RU de Limeira. Na época, a universidade divulgou uma nota sobre o falecimento (veja abaixo).

Entre as pautas da paralisação estão:

  • A má higiene e gestão no Restaurante Universitário
     
  • Funcionária que faleceu devido a um AVC no campus de Limeira enquanto trabalhava
     
  • Tercerização e redução de benefícios de funcionários da Funcamp
     
  • Retirada de direito às cotas étnico-raciais para alunos de escolas particulares
     
  • Ataques Racistas Ocorridos no Instituto de Artes e no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
     

LEIA MAIS

Eleições: Confira entrevista com os deputados federais eleitos em Campinas

- Publicidade -

Campinas recebe exposição ‘Animais Fantásticos’ sobre morcegos no Bosque

Ainda segundo os estudantes, os Institutos que aprovaram a paralisação são:

– IFCH 
– IE 
– IEL 
– FE 
– IB 
– PROFIS 
– IG 
– IA 
– FCM 
– FENF 
– IMECC 
– FEQ 
– FEA 
– FEEC 
– FEM 
– IC 
– IQ 
– IFGW 
– FCA 
– FCF

Ato em frente a reitoria da Unicamp (Foto: Divulgação)
Ato em frente a reitoria da Unicamp (Foto: Divulgação)

O QUE DIZ A UNICAMP

A Unicamp se pronunciou, por meio de notas (leia abaixo). Sobre as aulas suspensas nesta terça-feira, a universidade informou que não tem ainda dados consolidados. Em relação a alegação dos alunos sobre a funcionária de Limeira, a Unicamp ainda não se manifestou.

Sobre o Contrato Soluções
“A Unicamp – por meio da Diretoria Executiva de Administração, da Diretoria Geral de Administração, da Prefeitura do Campus e da Secretaria de Administração Regional – constituiu um Comitê Gestor que acompanha as atividades da empresa. O Comitê monitora, avalia e fiscaliza diariamente as atividades operacionais, nutricionais e sanitárias da empresa Soluções nos Restaurantes Universitários. Todas as denúncias enviadas por vias oficiais e não oficiais estão sendo averiguadas pelo Comitê e, se constatadas como verídicas, serão objetos de atuação administrativa e jurídica. A Universidade não pode, no entanto, realizar ações de punição e quebra de contrato de forma apressada, sem a devida observância aos termos contratuais e aos trâmites administrativos previstos na legislação”.

Restaurantes Universitários
“A propósito da contratação da nova empresa de prestação de serviços de alimentação, a Unicamp esclarece que, diferentemente do difundido, o processo de terceirização do setor não foi iniciado neste momento. Esses serviços já estavam em processo de terceirização e, em 2010, a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) assumiu a produção e distribuição das refeições nos Restaurantes Universitários (RUs). A mudança atual ocorreu apenas no âmbito do modelo adotado.

No contrato anterior, sob vigência da Funcamp, o vínculo estabeleceu-se por meio de dispensa de licitação, ao passo que, no atual, foi concretizado via processo licitatório. A empresa vencedora – Soluções Serviços Terceirizados – cumpriu todas as demandas técnicas exigidas pela Unicamp, assim como as condições expressas pela legislação que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos.

Cabe enfatizar que as mudanças nas tratativas burocráticas não foram resultantes de iniciativa da Universidade, mas advieram de interpretação do TCE (Tribunal de Contas do Estado), que, em 2018, julgou irregular o contrato com a Funcamp”.

Por fim, a Unicamp ressalta que constituiu um Comitê Gestor dos Restaurantes Universitários para o acompanhamento, monitoramento e fiscalização dos serviços prestados pela empresa responsável, no que se refere aos procedimentos administrativos, da qualidade do alimento e das condições sanitárias de sua produção”.

Sobre o Falecimento de Cleide Aparecida Lopes
“A Reitoria da Unicamp lamenta profundamente o falecimento da técnica em nutrição Cleide Aparecida Lopes, funcionária da Soluções Serviços Terceirizados, empresa que administra o Restaurante Universitário (RU) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) de Limeira. A Universidade manifestou publicamente seu pesar por meio de notas oficiais de três órgãos diretamente envolvidos (Faculdade de Ciências Aplicadas, Secretaria de Administração Regional – SAR e Reitoria) e por suas redes sociais.
Cleide Aparecida Lopes faleceu em razão de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) nas dependências do restaurante universitário de Limeira. A funcionária não tinha vínculo no contrato anterior, administrado pelo Funcamp, tendo sido admitida pela empresa Soluções Serviços Terceirizados no dia 28 de agosto de 2022. No momento do falecimento da funcionária, o restaurante já estava fechado para o atendimento ao público. A equipe realizava atividades internas para o encerramento do expediente. A SAR e a Empresa Soluções realizaram imediatamente os procedimentos de socorro e atendimento médico. Como o serviço de alimentação é uma atividade essencial da Universidade, tanto pelo grande volume de refeições a serem oferecidas, quanto pela sua complexidade logística, as atividades foram retomadas no dia seguinte. Segundo informe realizado pela Soluções à Unicamp, a empresa ofereceu suporte psicológico à família e aos funcionários, bem como apoio nos procedimentos funerários”.

LEIA MAIS

Vendas de veículos sobem 25,1% em setembro, diz Fenabrave
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -