- Publicidade -
CotidianoApós Inverno seco, Campinas terá Primavera com clima ameno e chuvas acima da média

Após Inverno seco, Campinas terá Primavera com clima ameno e chuvas acima da média

Previsão do Cepagri, da Unicamp, prevê uma Primavera com chuvas a partir da última semana de setembro

- Publicidade -
Primavera deve ter chuvas acima da média, em Campinas (Foto: Luciano Claudino/Código 19)
Primavera deve ter chuvas acima da média, em Campinas (Foto: Luciano Claudino/Código 19)

Após um Inverno com chuvas abaixo da média esperada, Campinas deve ter uma Primavera com temperaturas amenas e precipitações acima da média, segundo previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp. A estação das flores teve início na última quinta-feira (22), desde às 22h04. De acordo com o meteorologista do Centro, Bruno Bainy, os últimos dias do mês de setembro já devem apresentar maiores volumes de chuva na região.

 

- Publicidade -

“A última semana de setembro deve ter chuvas recorrentes todos os dias, praticamente. A partir da noite de domingo (25), a gente deve ter chuvas até o final do mês e temperaturas mais amenas”, relata Bainy.

 

Entre duas estações, setembro teve temperaturas abaixo da média para o mês durante o Inverno. “Foram registradas temperaturas mais altas apenas dias 1, 2 e 3 (com máximas entre 28,3 e 30,8°C), e depois dias 8, 9 e 10, com máximas entre 30,6 e 34,1°C, e por último, dias 19 e 20, com máximas em torno de 30°C. Tivemos sequências prolongadas de dias nublados e com chuvas que mantiveram as temperaturas mais amenas e baixaram as médias, mas não houve declínios expressivos nas temperaturas”, explica o meteorologista.

LEIA TAMBÉM

Caso Mega-Sena: fotos mostram foragido e presa juntos após assassinato

Investigação na Câmara: áudio mostra subsecretário pressionando empresário por propina: ‘1 milha’

- Publicidade -

 

Já durante a Primavera, o mês ainda deve registrar temperaturas mais amenas, que refletem o clima de toda a estação. “Com relação às temperaturas, a expectativa é de que a Primavera tenha temperaturas mais amenas, abaixo da média climatológica. Isso, muito provavelmente, está atrelado ao fator das chuvas”, afirma Bruno Bainy.

EFEITO DO LA NIÑA

Segundo o meteorologista do Cepagri, a região de Campinas ainda sofre os impactos do fenômeno La Niña pela terceira Primavera seguida. O evento deve causar estiagem no Sul do país e chuvas acima da média na região Central e Nordeste.

“Campinas está neste meio de campo, mas a expectativa geral é de que as chuvas fiquem na média ou ligeiramente acima da média para o período, revertendo os meses anteriores, em que a gente teve janeiro com chuvas acima da média e depois só agosto, que foram só três milímetros acima da média. Então, em um ano a sequência de muitos meses com chuvas abaixo da média, a Primavera deve reverter esse quadro, especialmente nos meses de outubro e novembro”, disse Bainy.

FRENTES FRIAS

Na última quinta-feira (22), a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta sobre uma intensa massa de ar polar que vai avançar no território paulista entre esta sexta-feira (23) e domingo (25). De acordo com órgão, deve haver queda acentuada de temperatura, com frio intenso. Na região de Campinas, a temperatura mínima prevista é de 9ºC. Apesar da passagem desta frente fria e a da previsão de queda brusca nas temperaturas, a Primavera não deve registrar tantas ocorrências de frio.

“Neste período que estamos entrando, a Primavera, as frentes frias geralmente chegam em menor número e trazem um impacto menor nas temperaturas para a região. O principal mecanismo para manter as temperaturas mais baixas deve ser a nebulosidade, associada a outros sistemas meteorológicos. Além disso, nesta época do ano, quando a gente tem a passagem das frentes frias, mesmo que as temperaturas caiam um pouco, o ar frio tende a perder a força de forma mais rápida porque a gente já tem a radiação solar, maior resistência, maior número de horas de sol e maior incidência de radiação”, finaliza Bainy. 

LEIA MAIS

Expoflora 2022: Veja o que fazer no último final de semana da exposição

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -