Campinas lança programa de atendimento veterinário gratuito e móvel Campinas lança programa de atendimento veterinário gratuito e móvel

Campinas lança programa de atendimento veterinário gratuito e móvel

Atendimento itinerante será oferecido para cães e gatos de diversas regiões da cidade; veja detalhes

Campinas lança programa Clínica Veterinária Móvel (Foto: Fernanda Sunega)
A Prefeitura de Campinas lançou nesta segunda-feira (1º) o Programa de Clínicas Veterinárias Móveis, que pretende oferecer atendimento itinerante gratuito para cães e gatos de diversas regiões da cidade.

Em um primeiro momento, serão duas unidades móveis instaladas em contêineres adaptados. Os primeiros locais que as duas unidades atenderão simultaneamente são:

- Praça da Juventude 'Pastor Alessandro Monare'- Rua Abigail Zeni Nader, 551, bairro DIC 5, distrito do Ouro Verde

- em frente à sede do Dpbea (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal) - Rua Humberto Avenienti esquina com a Rua dos Jequitibás, em frente ao nº 485, bairro Vila Boa Vista


Segundo a Administração, as unidades móveis ficarão entre 30 e 45 dias nos bairros e a expectativa é fazer cerca de 24 mil atendimentos por ano nas clínicas.

O investimento para o programa foi de R$ 2 milhões e a escolha da empresa responsável, a Clinicão Clínica Veterinária, foi feita por licitação. 
 
LEIA MAIS 
 
<b>Câmara de Campinas volta de recesso nesta segunda; veja pautas</b>

<b>Centro profissional de Campinas abre 120 vagas em cursos técnicos gratuitos</b>

<b>Censo 2022: coleta de dados começa; Campinas tem 600 vagas</b>

ATENDIMENTOS

De acordo com a Administração, o foco será atender a população mais carente, que tem dificuldade e pagar uma consulta com um médico veterinário. Entre os atendimentos disponíveis estão assuntos como vacinação, problemas alimentares e problemas de pele.

Os próximos locais de atendimento das clínicas serão o Jardim Nova Europa e região dos Amarais.

ESTRUTURA


Cada unidade possui três consultórios médicos veterinários e uma área administrativa para realizar o cadastro das pessoas.

As equipes são formadas por três médicos veterinários, um auxiliar de enfermagem e um recepcionista. O atendimento será por ordem de chegada, com distribuição de senha.

O conceito principal desta clínica é trabalhar com a prevenção, para o animal não ficar doente, segundo o diretor do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal) da Prefeitura de Campinas, Vagner Bellini.

'Todos os animais são microchipados e se tiver em condições receberá a vacina. Além deste primeiro atendimento que a clínica oferece para procedimentos de baixa complexidade, o principal objetivo da clínica veterinária móvel é trabalhar na veterinária preventiva', afirma.

Segundo o departamento, cerca de 70% dos casos de doenças poderiam ser prevenidas e evitadas, como a do carrapato, a cinomóse, a parvovirose, a hepatite canina, a leptospirose e a parainfluenza. 
 
LEIA TAMBÉM 
 
<b>Entenda o significado da palavra Criado-mudo e evite usar</b>

Mais Notícias

Mais Notícias