- Publicidade -
CotidianoCinco novos radares começam a operar hoje em Campinas; veja os locais

Cinco novos radares começam a operar hoje em Campinas; veja os locais

Outros quatro radares começaram a funcionar no mês passado e já aplicaram 2,7 mil multas; confira os locais

- Publicidade -
Novos radares começaram a operar hoje em Campinas (Foto: Johnny Inselsperger/EPTV Campinas)
Novos radares começaram a operar hoje em Campinas (Foto: Johnny Inselsperger/EPTV Campinas)

 
 

Cinco novos radares de fiscalização eletrônica de velocidade começaram a operar nesta segunda-feira (5) em Campinas. Os equipamentos fazem parte dos 18 novos radares previstos para este ano na cidade. Quatro deles já entraram em operação no final de novembro, e em menos de duas semanas aplicaram 2,7 mil multas (veja mais abaixo) – a maioria por excesso de velocidade.

- Publicidade -

Segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), os cinco novos radares foram ativados a meia-noite desta segunda-feira. Três deles estão na Avenida das Amoreiras, na região do São Bernardo e Parque Industrial.

Um também foi instalado na Avenida John Boyd Dunlop, na região do Jardim Florence, e um na Ruy Rodriguez, na região do Parque Universitário de Viracopos. Todos eles têm limite de velocidade de 50 km/h. 

PLANEJAMENTO

Até o final deste mês a Emdec ainda pretender ativar outros nove equipamentos fiscalizadores. Segundo a empresa, os 18 novos radares contemplam locais onde foram registrados 51 acidentes com morte entre os anos de 2018 e 2021.

VEJA ONDE ESTÃO OS CINCO NOVOS RADARES ATIVADOS NESTA SEGUNDA:

- Publicidade -
  • Avenida Ruy Rodriguez (bairro/Centro) x Avenida Arymana
  • Avenida John Boyd Dunlop (Centro/bairro) x Rua Achiles Bertoldi 
  • Avenida das Amoreiras (Centro/bairro) x Rua Las Casas dos Santos 
  • Avenida das Amoreiras (bairro/Centro) x Rua Dr. Francisco Pompeu  
  • Avenida das Amoreiras (bairro/Centro) x Avenida Francisco de P. O. Nazaré

VEJA OS LOCAIS DOS OUTROS 9 RADARES QUE SERÃO ATIVADOS ATÉ O FIM DO ANO:

  • Avenida Camucim (Centro/bairro) x Rua Aba
  • Avenida das Amoreiras (bairro/Centro) x Av. Dom Joaquim Mamede da Silva Leite 
  • Avenida das Amoreiras (bairro/Centro) x Rua Martinopolis 
  • Avenida das Amoreiras (Centro/bairro) x Av. Francisco de P. O. Nazaré 
  • Avenida John Boyd Dunlop (bairro/Centro) x Rua Achiles Bertoldi 
  • Avenida John Boyd Dunlop (bairro/Centro) x Rua Heitor Lacerda Guedes 
  • Avenida John Boyd Dunlop (Centro/bairro), Estação Rossin 
  • Avenida Ruy Rodriguez (bairro/Centro), 230m post. Rod. dos Bandeirantes
  • Rua Piracicaba (Centro/bairro) x Rua Indaiatuba

De acordo com a Emdec, os equipamentos de fiscalização eletrônica estão sendo ativados gradativamente, conforme a conclusão dos trabalhos que envolvem ligação de energia elétrica pela CPFL e aferição dos equipamentos pelo IPEM (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo).

 

LEIA TAMBÉM

Comércio do Centro de Campinas começa horário estendido hoje; veja programação

Trânsito e ônibus: confira as alterações em Campinas para o jogo do Brasil

 

JÁ APLICANDO MULTAS

Na última sexta-feira, a Emdec confirmou o início da instalação dos novos radares que estavam previstos no edital publicado neste ano, que aumentou o número de equipamentos de fiscalização na cidade. Ao todo, serão 18 novos equipamentos, totalizando o número de 144 radares de fiscalização espalhados pela metrópole.

Quatro aparelhos entraram em operação já em novembro, em pontos onde não havia aparelhos fiscalizadores anteriormente. Em menos de duas semanas, eles já registraram 2,7 mil infrações de trânsito – a maioria por excesso de velocidade.

Três dos dispositivos foram instalados em pontos da Avenida John Boyd Dunlop – dois deles no Jardim Aurélia -, que é a maior do município e a principal ligação para a região do Distrito do Campo Grande, e um quarto equipamento foi instalado no cruzamento entre as ruas Piracicaba e Luis Marcelino Guerneli, no Jardim Campos Elíseos. Nos pontos que tiveram a instalação a velocidade é de 50km/h.

Locais onde estão instalados os novos radares que entraram em operação em novembro:
 

  • Rua Piracicaba (bairro/Centro) x Rua Luis Marcelino Guerneli
  • Avenida John Boyd Dunlop (bairro/Centro) post. Estação Aurélia 
  • Avenida John Boyd Dunlop (Centro /bairro) anterior Estação Aurélia 
  • Avenida John Boyd Dunlop (bairro/Centro), 40m post. Rua Ernesto Carlos Reiman

De acordo com a Emdec, os quatro novos aparelhos, instalados em pontos onde não havia radar anteriormente, foram ativados no dia 18 de novembro, e até o último dia 30 já haviam registrado o total de 2.764 infrações.  

Entre as multas aplicadas nos novos pontos, 2.429 foram por velocidade acima do permitido, 330 por avanço de sinal vermelho e cinco por parada em faixa de pedestre na mudança de sinal luminoso.

O EDITAL

Foi publicado no dia 7 de abril deste ano o novo edital que prevê a instalação de 144 radares de fiscalização eletrônica do trânsito em Campinas, com a implantação dos 18 equipamentos a mais e troca de todos os equipamentos dos 126 radares atuais.

Os contratos para a instalação dos novos equipamentos foram assinados em julho mas o início da operação dos novos radares começou somente em novembro.  Os equipamentos vão desde medidores fixos de velocidade como avanço de sinal vermelho, parada sobre faixa de pedestres e excesso de velocidade.

SUSPENSÃO DO PREFEITO

A nova licitação com os 18 novos radares foi publicada quase dez dias após o prefeito Dário Saadi suspender o edital que previa 58 novos radares na cidade. 

Na ocasião, a Administração determinou a suspensão do edital no dia 28 de março alegando que “a proposta de aumento, bem como os critérios utilizados pela Emdec, que resultaram no edital publicado, não foram discutidos com o prefeito”.

Anteriormente, estavam previstos 58 novos radares. Após a suspensão da Prefeitura, a Emdec publicou o novo edital com 18 novos dispositivos.

A diferença entre o novo e o antigo edital, além da quantidade, é que o de agora não prevê a instalação de radares para multar veículos transitando em faixas exclusivas de ônibus. Foram removidos ainda do novo edital os equipamentos que estavam previstos para a região do bairro Swiss Park, nas vias Dermival Bernardes Siqueira, Wellman Galvão e Antônio Artioli.

 

LEIA MAIS

Veja os melhores destinos para viajar em dezembro

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -