- Publicidade -
CotidianoCom nova confirmação, Campinas tem 17 casos de varíola dos macacos

Com nova confirmação, Campinas tem 17 casos de varíola dos macacos

Nova infecção foi divulgada pela secretaria estadual e confirmada pela pasta de Saúde de Campinas; veja dados da região e do estado

- Publicidade -

Vírus Monkeypox, conhecido como varíola dos macacos (Foto: Reprodução/ EPTV Campinas)

 

- Publicidade -

A secretaria estadual de Saúde confirmou nesta quinta-feira (4) mais um caso de varíola dos macacos em Campinas. Com isso, o total na metrópole chega a 17. A pasta municipal de Saúde confirmou o novo caso, mas não possuía detalhes.

Apesar da confirmação da pasta estadual de 17 casos, a prefeitura de Campinas afirmou que a cidade tem 18 confirmações da doença.  

De acordo com o boletim epidemiológico municipal, os pacientes são 16 homens e duas mulheres, com idades entre 23 e 50 anos. Seis deles saíram do isolamento. Os demais contam com acompanhamento ambulatorial, sem gravidade e com boa evolução.

Além disso, o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) de Campinas detalhou que possuía, até esta quarta, 50 notificações de monkeypox. Deste total, 46 eram residentes de Campinas e quatro moravam em municípios da região.

A secretaria de Saúde de Campinas afirma ainda que toda a rede municipal está preparada para atender, diagnosticar e monitorar os casos da doença.

- Publicidade -

O atendimento está disponível nos centros de saúde, prontos-socorros, prontos atendimentos e no Centro de Referência em IST, HIV/AIDS e hepatites virais.

ESTADO E REGIÃO

Ainda conforme a secretaria estadual, o território paulista tem hoje 1.298 casos confirmados de varíola dos macacos, 114 a mais em relação a esta quarta-feira. Na região de Campinas, o número saiu de 23 ontem para 24 nesta quinta:

Americana – 1

Campinas – 17

Indaiatuba – 2

Paulínia – 2

Santa Bárbara d’Oeste – 1

Vinhedo – 1

Total: 24

LEIA MAIS

5G em Campinas: veja quando o sinal será liberado na cidade

Empresário de Campinas tem patinete elétrico apreendido: ‘falaram que nunca viram isso’

Comerciantes denunciam prejuízos com furtos na rede elétrica em Hortolândia

GRÁVIDAS INFECTADAS

O governo de São Paulo informou hoje que duas grávidas, cinco crianças e cinco adolescentes foram diagnosticados com a doença e estão em isolamento. Embora o vírus tenha se espalhado mais rapidamente entre homens gays e bissexuais, especialistas alertam que a contaminação pode migrar para outros grupos.

“Pode acontecer com todo mundo”, disse o secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, David Uip, durante o anúncio de um plano de enfrentamento da doença em São Paulo.

Uip ponderou que, até agora, há a prevalência da doença em determinados grupos, como homens que fazem sexo com outros homens, mas essa situação é “transitória”. “Daqui a pouco, todas as pessoas vão estar passíveis de contaminação.”

Apesar de a letalidade da doença ser considerada baixa, de um modo geral, e a maioria dos casos não precisar de internação, o risco é maior para grávidas, crianças com menos de 8 anos de idade e pessoas imunodeprimidas, como pacientes com câncer e transplantados (LEIA A NOTÍCIA COMPLETA AQUI).

CONFIRA OS SINTOMAS DA VARÍOLA DOS MACACOS

– O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus

– Caroço no pescoço, axila e virilhas

– Febre

– Dor de cabeça

– Calafrios

– Cansaço

– Dores musculares

COMO SE PREVENIR

– Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele

– Evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença;

– Higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel

– Não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais

– Uso de máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes

LEIA TAMBÉM

Mais caro que gasolina: por que o leite está tão caro?

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -