Confira as datas de vacinação contra poliomielite e multivacinação em Campinas Confira as datas de vacinação contra poliomielite e multivacinação em Campinas

Confira as datas de vacinação contra poliomielite e multivacinação em Campinas

As doses estarão disponíveis em 66 Centros de Saúde de Campinas; confira datas e público alvo

Campanha contra polio começa na próxima semana em Campinas (Foto: Manoel de Brito/ PMC)

A Prefeitura de Campinas anunciou ontem (5) as datas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em crianças e adolescentes na cidade. 

As campanhas começam nesta segunda-feira, dia 8 de agosto, e terminam em 9 de setembro. Já o 'Dia D' para a vacinação está marcado para 20 de agosto, um sábado. 
 
QUAL O PÚBLICO?

Poliomelite: A vacina contra a pólio é voltada para as crianças de 1 a 4 anos, mesmo as que já receberam as doses. 

Multivacinação: A multivacinação pretende atualizar as carteiras vacinais de crianças e adolescentes menores de 15 anos.   

LEIA MAIS 

Temperatura em Campinas tem pequena queda; chuva deve vir na segunda 
 
Festival de cervejas artesanais acontece neste fim de semana em Campinas; veja atrações

ONDE VACINAR?

As doses estarão disponíveis em 66 Centros de Saúde de Campinas (apenas o CS Boa Esperança não aplica a vacina).  

Os pais precisam apresentar a carteira de vacinação e documento com foto da criança e/ou adolescente. Não há necessidade de intervalo após a vacinação contra a covid-19.

REDUÇÃO NA VACINAÇÃO  

Durante o anúncio, a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) Andrea von Zuben, apontou que nos últimos anos foi visto uma redução no número de crianças vacinadas. 

'Em todo o mundo tem sido verificada, desde o início da pandemia de covid-19, uma redução no índice de vacinação, o que ameaça trazer de volta doenças consideradas erradicadas no país, como a poliomielite. Temos doenças que podem ser prevenidas e controladas com vacinas', pontuou.  

'A pandemia fez com que muitos pais deixassem de vacinar seus filhos. O Brasil tem um Programa de Imunização que é referência mundial. E Campinas também sempre teve uma política exitosa de vacinação. Contamos com a atenção dos pais para manter nossa cidade e nosso país livre de doenças potencialmente graves, que podem levar à morte ou deixar sequelas', disse o prefeito Dário Saadi.
 
METAS 

No caso da poliomielite a meta é vacinar 95% do público-alvo de 58.813 crianças. Já a multivacinação tem como meta atualizar o esquema vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, de acordo com as recomendações do calendário nacional. O objetivo é atingir a meta da cobertura vacinal de cada vacina.   

 
LEIA TAMBÉM

Confira 4 melhores destinos para viajar em agosto


Mais Notícias

Mais Notícias