- Publicidade -
CotidianoCreche de Paulínia ganha prêmio internacional de educação na Europa

Creche de Paulínia ganha prêmio internacional de educação na Europa

Projeto vencedor revitalizou creche e lagoa com o apoio da comunidade

- Publicidade -

Menina participa de intervenção em creche de Paulínia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulínia)
Menina participa de intervenção em creche de Paulínia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulínia)

A creche Antônia Joana Barsi Ferrari, conhecida como creche da Lagoa do João Aranha, de Paulínia, ganhou o prêmio Educação Sustentável para a 1ª Infância, na 74ª Conferência Mundial da Omep World, que aconteceu em Atenas, na Grécia. 

Entre os cinco projetos premiados, estava o “De Boa na Lagoa”, que foi escolhido para representar a América Latina na premiação. O programa já foi vencedor em outros prêmios como, Histórias que transformam, Meu Pátio é o Mundo e Fundação Lemman Conectando Boas Práticas.  
 
LEIA MAIS 
 
Museu das Ilusões volta a Campinas; veja informações sobre ingressos
 
Tucano é flagrado por câmera em empresa de Campinas; veja vídeo
 
Cachorrinha se enrosca em torre de antena e é resgatada em Cosmópolis

- Publicidade -

 

Crianças revitalizam creche em Paulínia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulínia)
Crianças revitalizam creche em Paulínia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulínia)

O PROJETO 

O “De Boa na Lagoa” começou a ser desenvolvido em 2021 e tem como objetivo desenvolver valores como sustentabilidade, respeito e cidadania em crianças com idade entre 0 e 3 anos de idade, incentivando os pequenos a participarem ativamente da transformação da comunidade em que vivem. 

Com intervenções artísticas desenvolvidas pelos alunos da creche, o entorno da unidade, que sofria com problemas como descarte irregular de lixo e a presença constante de usuários de drogas, foi revitalizado. A mobilização partiu da própria comunidade, que identificou essas demandas e desenvolveu junto à creche ações de incentivo e uso positivo do espaço público. 

De acordo com a direção da creche, os resultados podem ser observados pela transformação do local, pela participação ativa da comunidade em mutirões e eventos, pelas parcerias firmadas e por ter chamado a atenção do poder público para as reais necessidades da população. 

ATIVIDADES 

De acordo com a diretora da creche, Tânia do Amaral Gomes, as atividades do projeto são constantes: “Essa parceria entre escola e comunidade é fundamental para o sucesso do projeto”, afirmou. 

- Publicidade -

O desenvolvimento das ações começou com reuniões com lideranças da comunidade, pesquisas para elencar as possíveis intervenções na região, visitas exploratórias à lagoa, que contava com rodas de conversas sobre os elementos da natureza. Confira algumas das atividades que foram feitas pelo programa:

– Elaboração de boletins informativos com as informações do projeto e as principais atividades desenvolvidas no entorno da lagoa a fim de incentivar a utilização positiva do local. 

– Mutirões com a comunidade para adequação da calçada, construção de mureta para a instalação da placa de identificação da creche, confecção de mesa de piquenique de concreto e pintura do gradil pelos voluntários. 

– Adequação da mureta com revestimento para espaço de atividades de pintura com tinta guache pelas crianças, emoldurada com peças de lego reaproveitadas. 

– Pintura de mureta usando a técnica de carimbo de mãos das crianças para a confecção de peixes, borboletas, flores, etc. 

– Reutilização de tampinhas de garrafa pet para confecção de mosaico pelas crianças, a fim de decorar a mesa de piquenique. 

– Pintura dos pneus para confecção de jardim com o plantio de mudas florais em frente à creche. 

– Confecção de brinquedo sensório motor com a figura do mascote da creche, o jacaré utilizando madeira de demolição. 

– Confecção pelas crianças de composições artísticas com materiais reciclados. 

– Concurso de desenho para escolha do logo do projeto sobre as belezas da lagoa, aberto às crianças da comunidade e avaliados pelas crianças da creche. 

– Confecção de camisetas estampadas com os desenhos escolhidos pelas crianças que melhor representam a lagoa e suas belezas. 
 

Crianças observam a natureza e recebem orientações sobre sustentabilidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulínia)
Crianças observam a natureza e recebem orientações sobre sustentabilidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulínia)

PRÓXIMOS PASSOS 

O projeto segue em 2022. As crianças estão fazendo obras de arte com sementes recolhidas na lagoa e ilustrações para um vídeo de conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente. Os pequenos também têm oficinas de construção de brinquedos com materiais recicláveis. Todas as produções devem ser expostas às famílias e comunidade em setembro ou outubro. 
 
LEIA TAMBÉM 
‘PodFalar, Mãe!’: novo episódio aprofunda discussão sobre tecnologia e desenvolvimento infantil

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -