Creche de Paulínia ganha prêmio internacional de educação na Europa Creche de Paulínia ganha prêmio internacional de educação na Europa

Creche de Paulínia ganha prêmio internacional de educação na Europa

Projeto vencedor revitalizou creche e lagoa com o apoio da comunidade

Menina participa de intervenção em creche de Paulínia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulínia)
A creche Antônia Joana Barsi Ferrari, conhecida como creche da Lagoa do João Aranha, de Paulínia, ganhou o prêmio Educação Sustentável para a 1ª Infância, na 74ª Conferência Mundial da Omep World, que aconteceu em Atenas, na Grécia. 

Entre os cinco projetos premiados, estava o 'De Boa na Lagoa', que foi escolhido para representar a América Latina na premiação. O programa já foi vencedor em outros prêmios como, Histórias que transformam, Meu Pátio é o Mundo e Fundação Lemman Conectando Boas Práticas.  
 
LEIA MAIS 
 
Museu das Ilusões volta a Campinas; veja informações sobre ingressos
 
Tucano é flagrado por câmera em empresa de Campinas; veja vídeo
 
Cachorrinha se enrosca em torre de antena e é resgatada em Cosmópolis


 
Crianças revitalizam creche em Paulínia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulínia)
O PROJETO 

O 'De Boa na Lagoa' começou a ser desenvolvido em 2021 e tem como objetivo desenvolver valores como sustentabilidade, respeito e cidadania em crianças com idade entre 0 e 3 anos de idade, incentivando os pequenos a participarem ativamente da transformação da comunidade em que vivem. 

Com intervenções artísticas desenvolvidas pelos alunos da creche, o entorno da unidade, que sofria com problemas como descarte irregular de lixo e a presença constante de usuários de drogas, foi revitalizado. A mobilização partiu da própria comunidade, que identificou essas demandas e desenvolveu junto à creche ações de incentivo e uso positivo do espaço público. 

De acordo com a direção da creche, os resultados podem ser observados pela transformação do local, pela participação ativa da comunidade em mutirões e eventos, pelas parcerias firmadas e por ter chamado a atenção do poder público para as reais necessidades da população. 

ATIVIDADES 

De acordo com a diretora da creche, Tânia do Amaral Gomes, as atividades do projeto são constantes: 'Essa parceria entre escola e comunidade é fundamental para o sucesso do projeto', afirmou. 

O desenvolvimento das ações começou com reuniões com lideranças da comunidade, pesquisas para elencar as possíveis intervenções na região, visitas exploratórias à lagoa, que contava com rodas de conversas sobre os elementos da natureza. Confira algumas das atividades que foram feitas pelo programa:

- Elaboração de boletins informativos com as informações do projeto e as principais atividades desenvolvidas no entorno da lagoa a fim de incentivar a utilização positiva do local. 

- Mutirões com a comunidade para adequação da calçada, construção de mureta para a instalação da placa de identificação da creche, confecção de mesa de piquenique de concreto e pintura do gradil pelos voluntários. 

- Adequação da mureta com revestimento para espaço de atividades de pintura com tinta guache pelas crianças, emoldurada com peças de lego reaproveitadas. 

- Pintura de mureta usando a técnica de carimbo de mãos das crianças para a confecção de peixes, borboletas, flores, etc. 

- Reutilização de tampinhas de garrafa pet para confecção de mosaico pelas crianças, a fim de decorar a mesa de piquenique. 

- Pintura dos pneus para confecção de jardim com o plantio de mudas florais em frente à creche. 

- Confecção de brinquedo sensório motor com a figura do mascote da creche, o jacaré utilizando madeira de demolição. 

- Confecção pelas crianças de composições artísticas com materiais reciclados. 

- Concurso de desenho para escolha do logo do projeto sobre as belezas da lagoa, aberto às crianças da comunidade e avaliados pelas crianças da creche.
 

- Confecção de camisetas estampadas com os desenhos escolhidos pelas crianças que melhor representam a lagoa e suas belezas. 
 
Crianças observam a natureza e recebem orientações sobre sustentabilidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulínia)

PRÓXIMOS PASSOS 

O projeto segue em 2022. As crianças estão fazendo obras de arte com sementes recolhidas na lagoa e ilustrações para um vídeo de conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente. Os pequenos também têm oficinas de construção de brinquedos com materiais recicláveis. Todas as produções devem ser expostas às famílias e comunidade em setembro ou outubro. 
 
LEIA TAMBÉM 
'PodFalar, Mãe!': novo episódio aprofunda discussão sobre tecnologia e desenvolvimento infantil


Mais Notícias

Mais Notícias