- Publicidade -
CotidianoDário decreta luto oficial de 3 dias em Campinas após morte de ex-prefeito

Dário decreta luto oficial de 3 dias em Campinas após morte de ex-prefeito

Ex-prefeito Jacó Bittar, de 81 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira

- Publicidade -

Ex-prefeito de Campinas, Jacó Bittar, faleceu nesta quinta-feira (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Ex-prefeito de Campinas, Jacó Bittar, faleceu nesta quinta-feira (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O atual prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), decretou luto oficial de 3 dias na cidade após a morte do ex-prefeito Jacó Bittar. 

Jacó Bittar faleceu na madrugada desta quinta-feira (26), aos 81 anos. A morte foi confirmada pelo PSB, que informou por meio de nota a morte do político e líder sindical. O ex-prefeito morreu em decorrência da doença de Parkinson e deixou três filhos. 

- Publicidade -

Em nota, Dário Saadi disse lamentar a morte do ex-prefeito Jacó Bittar, que segundo ele foi marcante em diversas conquistas para a classe sindicalista. 

“Campinas perde um dos seus principais personagens da política, principalmente das décadas de 1980 e 1990. Um dos mais destacados sindicalistas do país, Jacó foi marcante em várias conquistas para a classe sindicalista de Campinas e região. Também foi importante na fundação do Partido dos Trabalhadores. Na época em que foi prefeito, de 1989 a 1993, acabara de me formar em Medicina e fazia residência em urologia no Hospital Mário Gatti e na Casa de Saúde. Em sua homenagem, vamos decretar três dias de luto oficial em nossa cidade. Meus sinceros sentimentos à família e aos amigos”, disse no texto. 

VELÓRIO E ENTERRO 

A Setec (Serviço Técnicos Gerais) informou que o velório de Jacó será no Cemitério da Saudade a partir do meio-dia de hoje. O sepultamento será às 16h30 no Cemitério Municipal de Sousas. 

HOMENAGENS 

- Publicidade -

Durante a manhã, Jacó recebeu homenagens do vice prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida, do ex-prefeito Jonas Donizete, além do presidente da Câmara Municipal, Zé Carlos. Além do PSB, o PT também emitiu nota de pesar pela morte do político (leia aqui). 

TRAJETÓRIA 

Jacó Bittar nasceu em Manduri, São Paulo, em 12 de outubro de 1940. Foi petroleiro, político e sindicalista. Foi um dos fundadores do Sindicato dos Petroleiros de Paulínia e Campinas, da CUT e do Partido dos Trabalhadores. 

Foi também presidente do Sindicato dos Petroleiros também conselheiro do fundo de pensão da Petrobrás – Petros. Em 1988 elegeu-se prefeito de Campinas com 32,4% dos votos.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -