- Publicidade -
CotidianoDe Campinas, ONG Hospitalhaços encerra atividade no Brasil após 22 anos

De Campinas, ONG Hospitalhaços encerra atividade no Brasil após 22 anos

Associação Hospitalhaços disse que pandemia impediu continuação de trabalho; entenda o caso

- Publicidade -
Voluntários do Hospitalhaços em ação (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Voluntários do Hospitalhaços em ação (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

 

Após 22 anos, a ONG Hospitalhaços – criada em Campinas – anunciou o encerramento das atividades no Brasil. De acordo com a instituição, a pandemia de covid-19 impediu a continuação do trabalho

- Publicidade -

A associação desenvolvia um trabalho de “humanização hospitalar”, no qual voluntários, vestidos de palhaços, visitavam crianças em hospitais para tornar o ambiente um pouco mais agradável aos pacientes internados. A inspiração foi o trabalho realizado pelo médico americano Hunter Adams, o Patch Adams. Em 2002, a ONG começou a administrar brinquedotecas, chegando a manter sete espaços lúdicos em unidades hospitalares.

O anúncio oficial do fim das atividades da Associação foi feito nesta sexta-feira (19) nas redes sociais. De acordo com a diretoria, a pandemia prejudicou o trabalho de humanização hospitalar, o que causou o “esfacelamento interno” em todos setores da associação.

 

 

LEIA MAIS

- Publicidade -

Dérbi e Virada fazem GM e PM reforçar patrulhamento em Campinas
Com atrasos no BRT, Campinas anuncia dois novos viadutos na Av. John Boyd
 

 

Por causa disso, a ONG dispensou colaboradores contratados e prestadores de serviço. Com o encerramento do mandato da atual diretoria em setembro do ano passado, nenhuma chapa se formou para ocupar a direção no triênio 2021/2024. 
Ainda segundo a associação, duas assembleias foram feitas e em uma delas foi definida a dissolução da associação. 

Em nota, a ONG lamentou o fim dos trabalhos depois de 22 anos de existência e de serviços prestados à sociedade com palhaços e brinquedistas que alegrou milhares de pacientes internados em hospitais. Veja a nota completa:

 

Nota oficial de encerramento da ONG Hospitalhaços. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Nota oficial de encerramento da ONG Hospitalhaços. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A Associação Hospitalhaços foi criada em 1999 por Walkiria Camelo com a intenção de levar sorrisos ao ambiente hospitalar, tornando um pouco mais leve o ambiente hospitalar, descontraindo pacientes, familiares e profissionais da Saúde.

De acordo com o último balanço divulgado no site da associação, os Hospitalhaços atendiam 31 hospitais em 18 cidades do estado de São Paulo, além de Recife e Rio de Janeiro. Só em Campinas, os voluntários da ONG frequentavam oito hospitais:

  • Centro Médico
  • Hospital Vera Cruz
  • Hospital Municipal Mário Gatti
  • Hospital Municipal Ouro Verde
  • Hospital Puc Campinas
  • Hospital das Clínicas da Unicamp
  • Caism (Centro de Atendimento Integrado à Saúde da Mulher) da Unicamp
  • Centro Infantil Boldrini

A ONG contava com 350 palhaços humanitários, brinquedistas e colaboradores, somando mais de 450 voluntários. A associação chegou a fazer 35 mil atendimentos mensais e administrar sete brinquedotecas.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -