- Publicidade -
CotidianoEstado quer parceria com HC de Campinas pra zerar filas de cirurgias na RMC

Estado quer parceria com HC de Campinas pra zerar filas de cirurgias na RMC

Em visita a Campinas, secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, não deu prazo para início da medida; veja detalhes sobre encontro

- Publicidade -

Único leito livre no SUS está disponível no HC da Unicamp (Foto: Denny Cesare/Código19)
Uma das entradas do HC da Unicamp (Foto: Denny Cesare/Código19)

 

O governo do Estado de São Paulo quer fazer uma parceria com o HC (Hospital de Clínicas), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), para zerar a fila de cirurgias na RMC (Região Metropolitana de Campinas). Porém, não há um prazo para o início da medida. 

- Publicidade -

Na região, o DRS (Departamento Regional de Saúde) 7, que abrange 42 municípios no entorno de Campinas, há oficialmente 71.456 cirurgias atrasadas. Todos os procedimentos já estão cadastrados na Cross (Central de Regulação). 

As informações foram detalhadas em Campinas na manhã desta terça-feira (7), durante encontro do secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, com outras autoridades na SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas). 

Na reunião, o secretário alegou que o Mutirão de Cirurgias, anunciado no final de maio, foi iniciado no começo deste mês na região. A estratégia contempla 54 cirurgias ofertadas no SUS em sete especialidades (veja mais detalhes abaixo). 

LEIA TAMBÉM
Abertura de leitos de UTIs infantis é adiada no HC da Unicamp, em Campinas
Moradora de Campinas é multada por furar fila de vacinação contra covid
Campinas terá frente fria com mínimas de até 8ºC nos próximos dias 

PROFISSIONAIS QUALIFICADOS 

- Publicidade -

Segundo Gorinchteyn, como a intenção do governo paulista é zerar a espera por procedimentos sem urgência até outubro, o acordo com o HC deve usar os profissionais da unidade no atendimento a pacientes de diversas cidades

“As ações visam utilizar mão-de-obra qualificada, fazendo com que o munícipe seja atendido na sua região, fazendo o pós-operatório no próprio local. O envio das equipes será feito aos municípios que assim desejarem”, esclareceu ele. 

Conforme o secretário, as prefeituras não terão gastos adicionais usar os profissionais. “Esse custo já está dentro da própria Unicamp, fazendo, então, com que tenhamos a possibilidade de ampliar alguma especialidade”, afirmou. 

A intenção, ainda de acordo com o titular da pasta estadual, é que a cidade atendida passe a contar com alguma especialidade que não possua normalmente, fazendo com que o paciente não tenha que viajar ao HC. 

HOSPITAIS PRIVADOS 

Também nesta segunda, o secretário Jean Gorinctheyn detalhou a intenção de realizar os procedimentos cirúrgicos na rede privada. A ideia é pagar um valor adicional de 100% do que já é pago pela tabela praticada pelo SUS no País. 

O pagamento complementar também foi adotado nos serviços municipais, filantrópicos e Santas Casas e começou a ser praticado em 1º de junho. O investimento total para o aporte é de R$ 350 milhões do Tesouro Estadual. 

MUTIRÃO DE CIRURGIAS 

Anunciado no dia 26 de maio durante a passagem do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), por Campinas, o mutirão é visto como medida necessária para zerar as filas, estimadas atualmente em cerca de quatro meses. 

A estratégia contempla 54 cirurgias ofertadas no SUS em sete especialidades: 

– aparelho circulatório 

– visão 

– digestiva e abdominal 

– osteomolecular e geniturinário 

– glândulas endócrinas 

– nefrologia

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -