- Publicidade -
CotidianoFrente fria derruba temperaturas em Campinas a partir desta quarta-feira

Frente fria derruba temperaturas em Campinas a partir desta quarta-feira

Defesa Civil de Campinas alertou para mínimas em torno de 10ºC e rajadas de vento de aproximadamente 80 km/h 

- Publicidade -
Frente fria traz frio para a região de Campinas nesta semana (Foto: Denny Cesare/Código19)
Frente fria traz frio para a região de Campinas nesta semana (Foto: Denny Cesare/Código19)

 

Uma frente fria derruba as temperaturas e traz frio a partir desta quarta-feira (10) na região de Campinas. 

- Publicidade -

Ontem, a Defesa Civil do Estado já havia emitido um alerta citando “queda brusca nas temperaturas e ventos fortes” nesta semana. 

Durante a tarde, a Defesa Civil de Campinas alertou para mínimas em torno de 10ºC e rajadas de vento de aproximadamente 80 km/h.

MÍNIMAS CAINDO

Por volta de 8h40 desta quarta-feira, a temperatura registrada pelo Cepagri, (Centro de Pesquisas Meteorológicas Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, era de 13,1ºC.

Hoje, no entanto, a previsão é de “mínima invertida” com a menor temperatura sendo registrada à noite, podendo chegar aos 12ºC. 

- Publicidade -

Mas segundo os meteorologistas, ventos fortes derrubam a sensação térmica em até 3ºC ou 4ºC, reforçando a sensação de frio.

Amanhã, a mínima deve ser de 11ºC ao amanhecer e, segundo o Cepagri, na virada de quinta para sexta-feira a diminuição na cobertura de nuvens permite que as temperaturas caiam ainda mais, e a sexta-feira deve amanhecer com mínimas em torno de 9ºC.

VENTOS FORTES

De acordo com a previsão, a partir da tarde de hoje, com a passagem da frente fria, os ventos assumem direção de oeste e sopram com forte intensidade, com velocidades sustentadas em torno de 35 km/h e rajadas ocasionais que podem superar os 50 km/h. 

“Esses ventos transportam um ar mais frio, proporcionando acentuado declínio nas temperaturas entre quarta e quinta-feira, e abaixam a sensação térmica em até 3ºC ou 4ºC, reforçando a sensação de frio”, indicou a nota do Centro. 

Chuvas devem ocorrer nesta quarta-feira especialmente durante a manhã, com chances diminuindo ao longo do dia, na medida em que as áreas de instabilidade avançam para leste e se concentram mais na faixa litorânea do estado. 

Já a tendência para a quinta-feira é de céu parcialmente nublado a nublado, com ventos moderados e mudando de direção de oeste para sudeste.

ALERTA

A Defesa Civil do Estado emitiu ontem um alerta sobre a queda brusca nas temperaturas e os ventos fortes na região de Campinas entre hoje a amanhã. O órgão não descartou riscos causados pelas condições.

“Como há previsão para mínimas de 10°C e rajadas de vento de aproximadamente 80 km/h, ressalta-se a importância de atenção nas áreas vulneráveis, pois não são descartados riscos para transtornos”, informou a Defesa.

Ainda segundo a Defesa Civil, a mudança drástica no tempo é reflexo de “um sistema meteorológico” seguido por ventos predominantes do quadrante sul.

De acordo com o Cepagri, as condições ao longo desta semana são moduladas pela formação de um sistema de baixa pressão – um “ciclone extratropical” entre SC e o PR, até esta quarta, e nos dias seguintes pela influência do ar frio após a passagem da frente fria associada ao ciclone.

CUIDADOS

Por causa dos indicativos de frio, a Prefeitura de Campinas reforçou que a Operação Inverno, que faz atendimento de pessoas em situação de rua no município por meio do SOS Rua, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, segue até o dia 30 de setembro.

“O objetivo é acolher essas pessoas e, se elas aceitarem, encaminhá-las aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas”, informou a Administração.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -