- Publicidade -
CotidianoLotação no HC da Unicamp: direção espera ampliação da capacidade nos primeiros 100 dias de governo de SP

Lotação no HC da Unicamp: direção espera ampliação da capacidade nos primeiros 100 dias de governo de SP

Hospital da Unicamp está operando com 130% da capacidade; superintendente também fala sobre necessidade de direcionamento correto de casos

- Publicidade -
Atedimento no HC na noite de terça-feira: lotação e fila (Foto: Reprodução/EPTV Campinas) 
Atedimento no HC na noite de terça-feira: lotação e fila (Foto: Reprodução/EPTV Campinas) 

 

Após o HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp, em Campinas, iniciar a semana com um quadro de superlotação de leitos, a direção da unidade afirmou que espera ampliação da capacidade de atendimento nos primeiros 100 dias do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo. A superintendente do HC de Campinas, Elaine Ataide, disse ainda que existe a necessidade de direcionamento correto de casos.

- Publicidade -

Nesta terça-feira, o hospital da Unicamp está operando com 130% da capacidade. Ontem (16), a unidade já estava com 100% dos leitos ocupados e mais 30% de pacientes estão alocados em macas. Imagens recebidas pela EPTV Campinas mostram o HC lotado e muitos pacientes em macas próximas de outras – veja vídeo abaixo.

Ainda de acordo com o HC, a demanda maior é resultado de diversos fatores, entre eles maior procura espontânea, atendimentos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do helicóptero Águia, da Polícia Militar, que resgata e encaminha pacientes graves diretamente para a unidade. Vale lembrar que o HC da Unicamp é referência de média e alta complexidade na região de Campinas com isso casos graves de outros municípios são encaminhados a unidade.

LEIA TAMBÉM

Ataques de abelhas, animais e insetos somam 12,9% das ocorrências dos bombeiros em janeiro

Lagoa do Taquaral, em Campinas, terá festival de costela e coxinha; entrada é gratuita

- Publicidade -

 

A superintendente explicou também que o HC da Unicamp é voltado para atendimento de alta a média complexidade, mas que muitos pacientes que procuram o serviço de emergência têm necessidades médicas de baixa complexidade.

“Muitos pacientes, quando vamos fazer a graduação de gravidade, são menos graves e que, portanto, poderiam estar procurando uma unidade básica de saúde ou uma unidade de pronto-atendimento para sanar o problema atual. E aí sim, caso essa unidade básica ou pronto-atendimento não consiga resolver, fazem uma transferência para o nosso serviço”, disse.

Além disso, Elaine afirmou que a capacidade instalada do HC da Unicamp é menor do que a necessidade.

 “Necessitaríamos de mais leitos. E isso, junto ao estado de São Paulo, já está sendo mobilizado. Principalmente nos 100 primeiros dias deste governo, de estar fazendo abertura de leitos que estão fechados, e inclusive de investir nesta unidade básica para que o paciente tenha isso à disposição e venham menos à unidades como esta (HC), o que leva a uma fila longa para os pacientes”, explicou. 

 

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -