Aguarde...

Cotidiano

Parklets de Campinas poderão ser adotados pela iniciativa privada

Uma cartilha com as regras ainda será pública em 30 dias

| ACidadeON/Campinas

Parklets foram regulamentados no Diário Oficial de hoje. Crédito: Denny Cesare/Código19 

A Prefeitura de Campinas publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (09), um decreto que regulamenta a utilização de parklets na cidade. A partir de agora, o local, até então controlado pela prefeitura, poderá ser adotado pela iniciativa privada, assim como ocorre com praças da cidade.

Considera-se parklet a ampliação da via pública, realizada por meio da implantação de plataforma sobre a área antes ocupada pelo leito carroçável da via pública e vagas de estacionamento, equipada com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda-sóis, lixeiras, aparelhos de exercícios físicos, paraciclos ou outros elementos de mobiliário, com função de recreação ou de manifestações artísticas.

De acordo com o decreto, os custos financeiros referentes à instalação, manutenção e remoção do parklet serão de responsabilidade exclusiva do mantenedor. A publicidade será feita através de uma placa com a propaganda do mantenedor.

Em até 30 dias, uma cartilha será publicada pela Setec (Serviços Técnicos Gerais de Campinas) e Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) com a divulgação das regras e práticas a serem adotadas.

Mais do ACidade ON