Campinas ganha 1º parque infantil adaptado para deficientes

Brinquedos que podem ser usados por crianças cadeirantes foram instalados na Pedreira do Chapadão

    • ACidadeON/Campinas
    • ACidade ON - Campinas

Cadeira de rodas pode ser acoplada em brinquedos (Foto: Luciano Claudino/Código 19) 

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania de Campinas inaugurou neste domingo (4) o primeiro parque infantil da cidade adaptado para pessoas com deficiência. O parque funciona na Pedreira do Chapadão.

São quatro brinquedos "híbridos", que podem ser usado tanto por crianças que têm deficiência quanto pelas que não têm: gira-gira, balanço para crianças maiores, balanço para crianças menores e a casinha do tarzan. O gira-gira e o balanço permitem que cadeiras de rodas sejam acopladas.

A secretária Eliane Jocelaine Pereira disse que o parque custou R$ 19 mil e foi custeado por uma empresa privada por meio de um termo de compensação ambiental.

"Trabalhamos muito a questão da inclusão na primeira infância, para formarmos cidadãos mais conscientes e menos preconceituosos", disse Eliane.

Segundo ela, a Prefeitura tem o plano de construir mais cinco parques similares, em regiões diferentes da cidade, até o fim do ano. "Neste caso, será usada a verba do Fundo Municipal da Criança do do Adolescente, e as licitações já estão em andamento", disse a secretária. 



1 Comentário(s)

Comentário

Evandro

Publicado:

não tem mais que obrigaçao, crianças deficientes tbm sao GENTE e tem que ser feitas mais e mais ... pois nao existe criancas deficientes apenas no Chapadao #FicaADica