ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

Cotidiano

Nova licitação de ônibus vai dividir a cidade em sete novas cores

Hoje, Campinas é dividida em verde, vermelha, azul claro e azul escuro

| ACidadeON/Campinas

Cidade será dividida em sete áreas, com novas cores. (Foto: PMC) 

A cidade de Campinas será dividida em sete pontos de identificação para os ônibus da nova licitação do transporte público, que deve ser lançada em maio. Atualmente, o município é loteado em quatro cores de identidade visual. Na próxima quarta-feira (21), haverá uma audiência pública sobre o tema.

Hoje, o sistema de ônibus de Campinas é dividido em verde, vermelho, azul claro e azul escuro. Com a nova licitação, serão vermelho (norte), azul escuro (noroeste), azul claro (oeste), verde (sudoeste), amarela (sul), laranja (leste) e branco, que vai englobar a região central e o entorno.

"A cidade, hoje, é uma cesta de ovos dividida em poucas empresas. Agora, esses ovos serão divididos entre mais empresas", contou o prefeito Jonas Donizette (PSB), utilizando de uma metáfora.

A atual licitação é de 2005 e desde agosto de 2015 foi considerada irregular pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado). A expectativa é que o custo desta nova licitação fique em aproximadamente R$ 7 bilhões.

ELÉTRICO  

O prefeito também lançou, hoje, um estudo para a implantação de ônibus elétricos. A cidade usa 14 veículos nessa modalidade atualmente, e a intenção é aumentar para que a a área branca seja exclusiva nesse modal, e com isso, melhore a questão de poluição - tanto de fumaça, como sonora.

"É uma parceria entre Emdec, CPFL Paulista e a empresa chinesa BYD, que é a maior produtora de veículos elétricos do mundo. O estudo vai ficar pronto no final de junho", explicou o secretário de Transportes, Carlos José Barreiro.

AUDIÊNCIA

A Emdec vai realizar a audiência pública sobre a licitação da concessão do transporte público no dia 21 de março, às 9h, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas.

Vão participar da audiência o secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, o secretário de Administração, Paulo Zanella, e o secretário de Assuntos Jurídicos, Silvio Roberto Bernardin.

O desenvolvimento dos trabalhos e os resultados da audiência pública serão divulgados em até dez dias úteis, após a realização da mesma, no site da Emdec.

Veja também