Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Cotidiano

Alunos de escola pública participam de programa de trânsito

O P.A.R.T.Y. (Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao Uso de Álcool na Juventude) Brasil terá uma nova edição em Campinas no dia 10

| ACidadeON/Campinas

Evento será no Hospital das Clínicas da Unicamp 

Esta reportagem tem a garantia de apuração ACidade ON. Diga não às fake news!

O P.A.R.T.Y. (Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao Uso de Álcool na Juventude) Brasil terá uma nova edição em Campinas, no próximo dia 10 de abril, no Hospital das Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). De origem canadense, o programa tem como foco desenvolver um trabalho preventivo com adolescentes, a fim de orientá-los sobre os riscos de ingerir bebida alcoólica e dirigir.

É uma oportunidade para eles terem contato com equipes de resgate e vítimas de ocorrências de trânsito, de uma forma menos teórica e mais eficiente. No Brasil, o P.A.R.T.Y. é coordenado pela SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado) e realizado pelas Ligas de Trauma das universidades.

Nesta próxima edição, cerca de 70 alunos do Ensino Médio, da Escola Estadual Miguel Vicente Cury, participação de momentos de vivência com a Liga do Trauma da Unicamp, EMDEC (Empresa de Desenvolvimento de Campinas), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAMU, Banco de Sangue e Serviço Social. O objetivo desta parte do programa está na conscientização, identificando os riscos e consequências possíveis dos atos inadequados relacionados ao tema.

Após as palestras, os estudantes serão divididos em grupos e seguirão para uma visita às enfermarias do Hospital das Clínicas e UTI´s (Unidades de Terapia Intensiva). Nesta ocasião, eles terão a oportunidade de conversar com pacientes internados por algum tipo de trauma, entre eles, as ocorrências de trânsito.

O objetivo do programa é conscientizar os jovens, antes da primeira habilitação para dirigir, sobre as consequências de suas escolhas e explicar como um trauma pode influenciar em sua qualidade de vida, na de sua família e de seus amigos. A ideia é que, após o programa, eles possam fazer escolhas adequadas e também contribuir, divulgando este conhecimento para reduzir a incidência de trauma relacionada ao uso de álcool na juventude.

O P.A.R.T.Y. começou no Canadá em 1986, no Centro de Ciências da Saúde de Sunnybrook, por iniciativa da enfermeira emergencista Joanne Banfield. Desde então, se expandiu por diversos países, inclusive o Brasil, onde foi implantado em 2008, primeiramente, na cidade de Ribeirão Preto (SP). Em Campinas, ele começou em 2010 e, atualmente, há dois núcleos.

O P.A.R.T.Y. é um programa de fácil implantação e com ótimos resultados. Uma pesquisa realizada em Campinas pela aluna da Faculdade de Ciências Médicas Vitória Gimenes aponta que, após o programa, os estudantes relatam ter maior conhecimento sobre os riscos de se dirigir embriagado e sobre os efeitos do álcool. Foram analisados 1.025 questionários respondidos em 2010 e 2012.

Os bons resultados estão relacionados, principalmente, ao programa sair da teoria, já que os alunos têm contato com pessoas que trabalham com trauma e com pacientes que passaram por um trauma. Outro fator importante é que os estudantes são acompanhados por acadêmicos de medicina, que participam da Liga do Trauma, daí, a abordagem é feita de jovem para jovem, o que também facilita a comunicação e a conscientização dos visitantes.

Mais do ACidade ON