ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

Cotidiano

Professor anticotas da medicina da Unicamp é suspenso

Paulo Palma foi suspenso por dez dias após comentários anticotas no Facebook

| ACidadeON/Campinas

Estudante em protesto em 2017 contra o racismo na FCM, na Unicamp. (Foto: Denny Cesare/Codigo19) 

Após um ano da polêmica envolvendo o professor e doutor da FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp, Paulo Palma, a instituição decidiu suspender o docente por dez dias das atividades no campus. Segundo nota oficial, Palma foi notificado da suspensão, assim como a FCM A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo nesta terça-feira (26).

O caso ocorreu em junho de 2017, quando o professor criticou o sistema de cotas na Unicamp na página do Facebook do reitor Marcelo Knobel. O reitor disse que não gostaria de comentar o assunto em entrevista por telefone ao ACidadeON Campinas.

Palma criticou a adoção de cotas pela Unicamp, na semana em que um grupo de estudo apresentaria relatório sobre o projeto. Na mensagem, ele escreveu que "com tantos cotistas ingressando na Unicamp, o nome da faculdade deve se mudar para "Escola Estadual de Terceiro Grau Zeferino Vaz".

Ele encerrou a mensagem perguntando se o próximo passo seria a implantação de cotas para ingressar na carreira docente e com uma frase em inglês, em referência à campanha do presidente Donald Trump nos EUA: "Let's make Unicamp great again!".

Na época, o Núcleo de Consciência Negra da Unicamp protestou contra as declarações e colou na fachada da FMC fotos de personalidades negras. Em novembro de 2017, o Consu (Conselho Universitário) da Unicamp aprovou as cotas étnico-raciais e o Vestibular Indígena para 2018.

OUTRO LADO

O médico urologista e professor Paulo Palma foi procurado mas ainda não retornou o pedido de posicionamento da reportagem. Essa matéria será atualizada assim que o professor se posicionar.  

LEIA MAIS 

Unicamp abre processo para investigar professor anticotas

Protesto a favor de cotas gera nova polêmica na Unicamp
 




Veja também