
Campinas tem apenas dois leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para o tratamento de novo coronavírus (covid-19) disponíveis no sistema público neste domingo (28).
LEIA TAMBÉM
Seis CSs abrem aos fins de semana para casos suspeitos de covid-19
Os dois leitos disponíveis estão na rede estadual. Dos 76 leitos disponibilizados pelo estado (que estão distribuídos entre o Hospital de Clínicas da Unicamp e o AME), 74 estão ocupados, o que é equivalente a 97% de ocupação.
A rede municipal (hospitais Mário Gatti e Ouro Verde, além de leitos contratados de hospitais particulares) tem 143 leitos disponíveis neste domingo, nove a mais que ontem (27), mas todos já estão ocupados.
O sistema público municipal não tem leitos disponíveis desde 13 de junho, quando a rede atingiu 100% da capacidade pela primeira vez desde o início da pandemia.
Na rede privada, a situação é um pouco melhor: dos 158 leitos disponíveis, 118 estão ocupados, o que equivale a 75% da capacidade deste sistema.
Ao todo, somando a rede pública e particular, Campinas tem, neste domingo, 377 leitos de UTI exclusivos para pacientes com covid-19. Deste total, 335 estão ocupados, o que corresponde a 88,85% da capacidade.
REFORÇOS
Para ajudar a desafogar as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da cidade, a Prefeitura de Campinas passou, a partir desse sábado (27), a abrir seis Centros de Saúde durante os fins de semana para pacientes com quadros gripais de menor complexidade.
Segundo o secretário municipal de saúde, Carmino de Souza, o objetivo é desafogar as UPAS e prontos-socorros. "Grande parte dos casos pode ser resolvida nas unidades básicas, e o paciente pode voltar para casa. E aqueles que tiverem necessidade poderão ser encaminhados pelo próprio Centro para unidades de maior complexidade".
As unidades abrem aos sábados e domingos, das 7h às 13h. Aos sábados, os CSs Florence (Noroeste), São Quirino (região Leste) e Vila Ipê (região Sul) atenderão quadros gripais e demais demandas.
Aos domingos, apenas quadros gripais. Já as unidades do São José (região Sul), Santa Lúcia (Sudoeste) e São Marcos (região Norte) atenderão, nos dois dias, exclusivamente quadros gripais.