Aguarde...

Cotidiano

Pesquisa do HC busca voluntários que não tiveram covid-19

O estudo faz parte de uma série de pesquisas médicas que estão sendo realizadas na Unicamp buscando uma compreensão aprofundada do novo coronavírus e seus efeitos na saúde

| ACidadeON Campinas

Pesquisa está sendo feita pela Unicamp. (Foto: Código 19/Arquivo)

Pesquisadores da Unicamp estão recrutando voluntários que não tiveram a covid-19 para investigar as sequelas da doença. A intenção é comparar os pacientes que tiveram a doença com voluntários que não testaram positivo. Os exames serão realizados no Laboratório de Neuroimagem do Hospital de Clinicas da Unicamp.

Os pesquisadores irão coletar amostras de sangue, fazer ressonância e uma breve entrevista com voluntários sem covid-19, no HC.   
  
O estudo faz parte de uma série de pesquisas médicas que estão sendo realizadas na Unicamp buscando uma compreensão aprofundada do novo coronavírus e seus efeitos na saúde.

Desde o primeiro caso oficial de Covid-19 na China em dezembro de 2019, pesquisadores buscam desvendar o mecanismo de ação do Sars-CoV-2 (novo coronavírus) que ataca diversos órgãos além dos pulmões e provoca alterações na circulação, podendo levar à morte não apenas por insuficiência pulmonar.

Publicações recentes nas revistas científicas New England Journal of Medicine e Brain documentam os sintomas neurológicos em pacientes com Covid-19. Variam de simples dificuldades cognitivas à confusão mental, além de dor de cabeça, perda de olfato e formigamento, assim como encefalites, hemorragia, trombose, AVC isquêmico, mudanças necróticas e Síndrome de Guillain-Barré, condições neurológicas nem sempre correlacionadas com a severidade de sintomas respiratórios.
 
LEIA TAMBÉM 
Sequelas em pacientes recuperados podem persistir por longo período


Para participar o voluntário deve preencher o formulário de inscrição aqui.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON