
As ações com o objetivo de incentivar e conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente começaram em setembro, ainda durante a seca, Além dos balões, o departamento de Agricultura e Meio Ambiente da estância anunciou o plantio de 145 mudas de árvores nativas nas regiões devastadas pelas chamas.
A reportagem do ACidadeON ainda apurou que moradores de Monte Alegre também trabalharam paralelamente às ações oficiais e levaram por conta própria mudas e sementes às áreas atingidas.
O município foi um dos mais castigados por focos de incêndio na região do Circuito das Águas Paulista, principalmente entre os meses de julho e outubro. Em um deles foram necessários oito dias de combate intenso. Só foi controlado com a intervenção do Estado, que enviou à cidade equipes do Águia, da Polícia Militar, que por meio de helicópteros transportaram água aos pontos mais altos das montanhas em chamas.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Monte Alegre do Sul, as ações ambientais são desenvolvidas em diversas etapas, desde a extração de sementes até o plantio em solo queimado. Algumas delas foram viabilizadas com a ajuda de ONGs.