Aguarde...

Cotidiano

Quais hábitos você quer levar para 2021?

O final de ano é sempre um momento de reflexão e um convite para pequenas mudanças que podem fazer a diferença na sua vida e na sua saúde

| Especial para ACidade ON

O médico Werther Busato (Foto: Divulgação)
 

Não dá para negar que 2020 foi um ano tenso, cheio de desafios para todos nós. A pandemia do coronavírus trouxe junto medos e desequilíbrios físicos e emocionais, mexeu com a realidade de todos, aflora sentimentos que estavam escondidos e que vieram à tona em forma de ansiedade, depressão, tristeza.

Com o isolamento social as relações e encontros que antes eram presenciais passaram a ser mais restritos ao núcleo familiar e, para muitas pessoas, o sentimento de solidão ficou mais evidente. Desde março, a prática de atividade física também sofreu alterações, limitando e restringindo os locais e espaços, muita gente passou a ficar mais parada em casa.

O sono acabou ficando comprometido e, para muitos, dormir bem não tem sido tão fácil. E teve gente que resolveu descontar suas angústias e aflições na alimentação. A comida acabou virando uma válvula de escape e nem sempre as escolhas eram saudáveis. Sem falar que a bebida e o cigarro também acabaram servindo de refúgio e muita gente acabou aumentando o consumo de álcool ou fumando mais.

Você se identificou ou consegue enxergar alguém que nesse período potencializou esses comportamentos, sentimentos ou hábitos?

Infelizmente não dá para fugir dos desafios que o coronavírus trouxe e primeiramente é preciso estar atento a todas as questões sanitárias, como uso de máscara, álcool em gel, evitar aglomerações para tentar nos proteger e proteger o outro dessa pandemia que é um desafio mundial.

Mas, podemos sim, tentar fazer nossa parte para buscar equilibrar nossa mente e coração, contribuindo para garantir uma saúde melhor.
Por isso meu convite para você nesse final de ano é que, apesar de tantos desafios em 2020, repense seus hábitos. Que tal começar aos poucos tentando se alimentar melhor, incluindo o consumo de frutas, verduras e legumes na sua rotina alimentar diária? Sentir-se mais saudável pode contribuir com o seu bem-estar.

Praticar alguma atividade física, mesmo que seja dentro de casa. Faça uma caminhada pelo bairro para se sentir mais disposto, animado e até mais produtivo. Até um cabo de vassoura pode ajudar a movimentar os braços. Que tal evitar consumir bebida alcoólica em excesso e diminuir ou mesmo parar o cigarro?

Caso não esteja vendo entes queridos, telefone, faça videochamadas, mas não deixe de interagir com as pessoas que você ama. Os relacionamentos saudáveis são bálsamos para a nossa vida.

Prepare-se para ter uma boa noite de sono: desligue o celular ou outros aparelhos eletrônicos. Se quiser tomar um banho morno antes de dormir ou preparar um chá calmante como camomila, melissa.

Acima de tudo cuide de você e tenha esperança em dias melhores, eles vão chegar!

Sobre Dr. Werther Busato
Dr. Werther Busato é médico especializado em Medicina Preventiva e Saúde Ocupacional, nutrologia e com certificação profissional em Programas de Qualidade de Vida. Na carreira corporativa possui vasta experiência na gestão de promoção e prevenção de saúde individual e coletiva em grandes empresas. Na medicina sempre buscou olhar para o paciente como um todo, e desde sua formação na Unicamp, está sempre em busca de novas pesquisas e especializações que tragam qualidade de vida e ajudem a promover a saúde das pessoas. A escolha pela profissão veio da inspiração do avô materno que era um farmacêutico prático e dos irmãos, também médicos.



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON