Aguarde...

Cotidiano

A saúde não é só ausência de doença

Por isso acredito muito na importância da medicina preventiva como um caminho para a longevidade com vitalidade

| Especial para ACidade ON

O médico Werther Busato (Foto: Divulgação)

A medicina evolui constantemente e precisamos ser protagonistas da nossa saúde, buscando a longevidade com vitalidade
Quem já ouviu aquele ditado popular: É melhor prevenir do que remediar. Pois com a saúde ele se aplica muito bem! Quando optamos por ter bons hábitos na vida, buscando nos alimentar bem, dormir de forma adequada, praticar alguma atividade física, não abusar de bebidas alcoólicas, evitar fazer uso de cigarro, ter relacionamentos saudáveis e administrando na medida do possível o estresse estamos prevenindo futuros males e doenças. Já pensaram nisso? Então vale destacar que nossos hábitos dizem muito sobre nós e sobre a nossa saúde. 

Por isso acredito muito na importância da medicina preventiva como um caminho para a longevidade com vitalidade. Desde quando comecei a cursar medicina na Unicamp observava que quanto mais precoce puder ser uma intervenção, menos invasiva será e maiores as chances do paciente livrar-se dos sintomas, dos riscos de evoluir para uma doença grave, ficar com sequelas e mais rápido recuperar a qualidade de vida. Ou seja, mais uma vez podemos ser protagonistas da nossa saúde. No consultório busco sempre olhar o ser humano como um todo, de forma integral. Nem sempre só os exames vão mostrar toda nossa condição de saúde.  

É importante destacar que as mensagens que nosso corpo manda merecem ser investigadas. A cura para aquela enxaqueca que aparece depois de ingerir muito doce ou depois de um dia estressante pode estar em pequenas mudanças de hábito. Afinal, os sintomas do nosso corpo refletem algum desequilíbrio. Desde o ano passado estamos enfrentando uma pandemia que não tem sido fácil com muitas perdas, tristezas e desafios. Mas tenho esperança que a ciência e nossas mudanças de hábito vão nos ajudar a vencer essa batalha.

Dos hábitos que eu citei no começo desse texto que são: alimentação saudável, sono reparados, gerenciamento de estresse, evitar uso de bebidas e cigarro, ter relacionamentos saudáveis e fazer alguma atividade física, qual você acha que precisa melhorar? Vamos pensar sobre isso?

Sobre Dr. Werther Busato - Dr. Werther Busato é médico especializado em Medicina Preventiva e Saúde Ocupacional, nutrologia e com certificação profissional em Programas de Qualidade de Vida. Na carreira corporativa possui vasta experiência na gestão de promoção e prevenção de saúde individual e coletiva em grandes empresas. Na medicina sempre buscou olhar para o paciente como um todo, e desde sua formação na Unicamp, está sempre em busca de novas pesquisas e especializações que tragam qualidade de vida e ajudem a promover a saúde das pessoas. A escolha pela profissão veio da inspiração do avô materno que era um farmacêutico prático e dos irmãos, também médicos.



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON