Aguarde...

Cotidiano

Não conte calorias, mas esteja ciente delas

Olhar para o que se põe no prato com mais atenção pode fazer toda a diferença no resultado da sua saúde

| Especial para ACidade ON

O médico Werther Busato (Foto: Divulgação)

Em geral, a contagem de calorias não é a melhor abordagem para controlar o peso. Quando você depende apenas da contagem de calorias, nunca aprende a ouvir os sinais de fome e saciedade do seu corpo, que podem ser uma ferramenta poderosa para ajudar a evitar quilos indesejados. Isso não quer dizer que as calorias não importam. Os especialistas ainda concordam que consumir menos calorias do que queima leva à perda de peso. Mas não há necessidade de ficar obcecado com elas.

Em vez disso, pode ser mais útil ter uma ideia geral de quantas calorias você precisa para atingir sua meta - e quais alimentos têm maior probabilidade de ajudá-lo a alcançá-la. Pense nisso como consciência de calorias versus contagem de calorias.

Quantas calorias você precisa? Cada indivíduo é diferente e as necessidades calóricas variam dependendo de muitos fatores, incluindo idade, tamanho do corpo, nível de atividade e metabolismo. A maioria das mulheres precisa de 1.600 a 2.000 calorias por dia para manter seu peso, enquanto a maioria dos homens necessita de 2.000 a 2.400 calorias por dia. Sua necessidade pode ser maior ou menor.

Outra abordagem é simplesmente limitar suas porções, o que automaticamente tem o efeito de limitar as calorias. As porções padrão geralmente são muito menores do que aquelas servidas em restaurantes ou até mesmo o que você está acostumado em casa.

No início de sua jornada por uma alimentação saudável, é importante aprender a medir as porções para seu diário alimentar. No entanto, a menos que você esteja prestando atenção, suas porções podem aumentar com o tempo. Depois de um mês ou mais, meça sua comida novamente como um curso de atualização sobre os tamanhos de porção padrão e para ter certeza de que está se mantendo no caminho certo. Observe que não há necessidade de reduzir as porções de vegetais.

Finalmente, há algumas evidências de que nem todas as calorias são iguais: um estudo conduzido por Harvard descobriu que as pessoas que tentavam manter a perda de peso recente queimaram mais calorias a cada dia se adotassem uma dieta relativamente baixa em carboidratos.

Muitos especialistas recomendam eliminar todos os açúcares simples como o primeiro passo para alcançar a perda de peso e impedir que os quilos voltem. Isso provavelmente fará as duas coisas, diminuirá a ingestão de carboidratos e limita o total de calorias ao mesmo tempo.

Recentemente participei de um estudo de saúde da Harvard Medical School que lançou um relatório com resultados muito animadores para quem se propõe a fazer mudanças de hábitos alimentares. Por lá, eles criaram um plano de ação de seis semanas para ajudar que as pessoas tenham a oportunidade de fazer escolhas alimentares mais saudáveis. Vale destacar que perder peso é só um dos bons resultados da implantação desse método.


Dr. Werther Busato - é médico especializado em Medicina Preventiva e Saúde Ocupacional, nutrologia e com certificação profissional em Programas de Qualidade de Vida. Na carreira corporativa possui vasta experiência na gestão de promoção e prevenção de saúde individual e coletiva em grandes empresas. Na medicina sempre buscou olhar para o paciente como um todo, e desde sua formação na Unicamp, está sempre em busca de novas pesquisas e especializações que tragam qualidade de vida e ajudem a promover a saúde das pessoas. A escolha pela profissão veio da inspiração do avô materno que era um farmacêutico prático e dos irmãos, também médicos.



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON