Aguarde...

Cotidiano

Medicina do futuro: médico, paciente e tecnologia juntos na promoção da saúde

Já ouviu falar nos 4Ps da medicina? Trata-se de quatro palavras muito potentes e importantes quando estamos falando de saúde

| Especial para ACidade ON

O médico Werther Busato (Foto: Divulgação)


Já ouviu falar nos 4Ps da medicina? Trata-se de quatro palavras muito potentes e importantes quando estamos falando de saúde. São eles: (p) de prevenção, (p) de predição, (p) de participação e (p) de personalização. Apesar de ser associada a avanços tecnológicos, a medicina 4P consiste numa abordagem mais humanizada da atividade.

Logo mais vou explicar melhor cada um deles. Mas queria destacar que a medicina do futuro, ou melhor, do presente vai girar em torno do paciente e, com isso, ele passa a ser protagonista de sua saúde. Então médico e paciente caminham juntos rumo a promoção da saúde.

Agora destaco abaixo cada um dos 4Ps da medicina:

Preventiva - Quem nunca escutou aquele ditado prevenir é melhor que remediar? Então a prevenção diz respeito aos esforços que podemos fazer para evitar o surgimento de enfermidades e suas complicações. Nesse caminho destacamos questões como estilo de vida, que vão de alimentação, exercícios, controle de estresse, qualidade do sono, relacionamentos saudáveis e controle de consumo de álcool e tabaco. Tudo isso pode ganhar uma ajuda da tecnologia e ser acompanhado ou estimulado por apps, por exemplo.

Preditiva Antecipa os problemas de saúde e o que pode causá-los. Para isso contamos com dados e tecnologias. É a capacidade de prever a probabilidade de desenvolvimento de doenças com base em variáveis como predisposição genética, contexto geográfico e social, histórico familiar e diversas outras fontes de informações.
Participativa É muito importante fazer a inclusão completa do ser humano, considerando suas vontades, disposições e envolvendo-o, bem como sua família, nas decisões que definem o cuidado recebido.

Personalizada Esta diretriz diz respeito ao uso de toda a experiência e literatura médica no cuidado com o paciente, de forma que o conhecimento geral e amplo seja aplicado de forma individualizada, analisando-se caso a caso, de acordo com perfil e necessidades do paciente.

Então, como médico convido vocês a pensarem sobre os 4Ps da medicina e se tornarem protagonista da sua situação de saúde. Vamos juntos? Vale lembrar que um dos principais impactos sociais da Medicina 4P se dá na maior interação dos indivíduos com suas condições físicas e de saúde, ou seja, uma participação ativa no comando de seu próprio bem-estar!

Dr. Werther Busato:  é médico especializado em Medicina Preventiva e Saúde Ocupacional, nutrologia e com certificação profissional em Programas de Qualidade de Vida. Na carreira corporativa possui vasta experiência na gestão de promoção e prevenção de saúde individual e coletiva em grandes empresas. Na medicina sempre buscou olhar para o paciente como um todo, e desde sua formação na Unicamp, está sempre em busca de novas pesquisas e especializações que tragam qualidade de vida e ajudem a promover a saúde das pessoas. A escolha pela profissão veio da inspiração do avô materno que era um farmacêutico prático e dos irmãos, também médicos.



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON