Publicidade

cotidiano

Procura por cirurgias plásticas aumenta no Verão

O Verão é propício à realização de cirurgias plásticas no Brasil

| ACidadeON Campinas -

Cirurgião plástico Juliano Pereira. (Foto: Divulgação)


O Verão é propício à realização de cirurgias plásticas no Brasil. Um fato, em especial, vem para confirmar esta percepção: o que temos constatado nas clínicas e consultórios neste período é um aumento expressivo da busca por procedimentos que valorizam a beleza e a boa forma física. Entre as cirurgias estéticas mais procuradas do momento elencamos a mamoplastia de aumento, a mastopexia, a Lipo HD ou Lipo LAD (Lipoaspiração de Alta Definição) e abdominoplastias.

Por coincidir com o período de férias de trabalho e dos estudos, o verão favorece tanto a preparação cirúrgica quanto um pós-operatório mais cuidadoso por parte dos pacientes. Com tempo para cumprir um criterioso checklist de exames e providências, os pacientes se sentem impelidos a realizar os procedimentos. Da mesma forma, podem se permitir a um pós-operatório mais tranquilo e cercado de cuidados.

As cirurgias de mamas, com finalidades estéticas, estão entre as mais desejadas da estação. Aqui podemos destacar a mamoplastia de aumento entre os procedimentos. A técnica consiste em implantar próteses de silicone maiores que podem ser alocadas, dependendo de cada caso, à frente ou atrás do músculo peitoral, para dar volume e contorno às mamas. Pacientes com mamas pequenas se beneficiam bastante da mamoplastia de aumento. Para realizá-la, o cirurgião faz uma pequena incisão em volta da auréola, pela axila ou pelo no sulco inframamário (a dobrinha da mama), para a colocação de uma prótese.

A mastopexia, também conhecida como lifting de mama, é outro procedimento que pode dar às mamas um aspecto firme e jovem, com um colo mais marcado. Por vários fatores, as mamas femininas estão sujeitas a perder a forma e a elasticidade. Gravidez e amamentação, oscilações de peso, hereditariedade e envelhecimento são algumas causas para que a aparência das mamas mude com o passar do tempo, e fiquem caídas, literalmente. Esta cirurgia permite, justamente, reposicionar o tecido mamário e as aréolas, eliminar o excesso de pele e dar um novo contorno. Neste caso, temos a necessidade de mais cicatrizes na mama.

No verão, as cirurgias de lipoaspiração, especialmente a Lipo HD, também merecem destaque nas clínicas e nos consultórios. A Lipo HD (High Definition Lipo), ou Lipoaspiração de Alta Definição (LAD), é um procedimento que retira o excesso de gordura localizada e demarca as linhas dos músculos abdominais, dos membros e também do tronco, esculpindo esses músculos, deixando-os mais aparentes na pele e proporcionando um visual mais bem definido, tendo como resultado o famoso "abdômen tanquinho", sendo o mais comum o "T invertido".

Dos pacientes que chegam à clínica, interessados em um abdômen atlético, 40% são homens. Removendo a gordura de camadas mais profundas e também das mais próximas à derme através de uma cânula fina, o cirurgião plástico consegue esculpir a anatomia e realçar a musculatura abdominal já existente.

Na estação quente do ano, notamos ainda um aumento na procura por abdominoplastia. A técnica é utilizada para retirar o excesso de pele do abdômen. Neste procedimento, o cirurgião resseca o excesso e traciona a pele acima do umbigo, esticando-a por todo o abdômen até a região pubiana. Para reposicionar o umbigo da paciente, o especialista faz uma abertura para adequá-lo a este novo retalho de tecido.

Também na abdominoplastia é possível realizar a plicatura dos músculos, que consiste na amarração das fibras para correção da diástase, que é a separação dos músculos retos abdominais.

Muitas vezes, as pacientes que recorrem à clínica, interessadas em fazer uma lipoaspiração, não consideram a necessidade de retirada do excesso de pele da barriga. Mas o fato é que, ao realizar apenas a lipoaspiração, corre-se o risco de piorar o aspecto de flacidez do abdômen. Por isso, a abdominoplastia é recomendada.

A abdominoplastia é muito indicada a pacientes que passam por um processo de emagrecimento significativo, da mesma forma que atende às mulheres que tiveram filhos. Neste caso, o procedimento pode fazer parte da Mommy Makeover, que associa também a lipoaspiração e a mamoplastia.

É muito importante destacar que, de forma segura, podemos associar a lipoaspiração e a abdominoplastia. Para isso, é preciso respeitar aspectos anatômicos importantes, como a irrigação do abdômen que será tracionado.

A decisão do paciente em procurar um especialista para realizar quaisquer procedimentos deve ser acompanhada da clareza de que a cirurgia plástica não é indicada para emagrecimento. O que se recomenda, aliás, é que o paciente esteja saudável, com peso adequado e os exames revelando condições propícias à realização dos procedimentos.

Com técnicas cirúrgicas cada vez mais aprimoradas, hoje os pacientes podem retornar mais rapidamente às suas atividades habituais, incluindo-se os exercícios físicos. Mas são necessários rotinas e cuidados, como repouso e drenagem linfática pós-operatória, que promove a diminuição de edemas, para que se chegue aos resultados desejados. Também é fundamental seguir toda a prescrição do cirurgião com as medicações e os tratamentos.

Sentir-se bem consigo mesmo traz mais que benefícios estéticos. A expressão que vem do corpo reflete também nosso equilíbrio psicológico. Neste sentido, a cirurgia plástica é uma grande aliada na promoção da autoestima e do bem-estar.

Juliano Pereira - É cirurgião plástico, membro especialista e titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Coordenador do Departamento de Cirurgia Plástica da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.


Publicidade