Publicidade

cotidiano

Que hábitos você quer incluir na sua vida em 2022?

Podemos melhorar nossa saúde e bem-estar de acordo com nossas escolhas

| ACidadeON Campinas -

Werther Busato. (Foto: Divulgação)

Estamos quase encerrando o ano de 2021 e queria te fazer uma pergunta: quais hábitos você gostaria de mudar em 2022? Pense nisso com bastante atenção, anote num caderno ou no seu bloco de notas e comece a planejar para se tornar realidade. Final de ano sempre é momento de refletir e isso pode servir de ponto de partida para mudanças necessárias. Mas a dica é pensar em mudanças reais e possíveis. Não adianta começar colocando metas inatingíveis, que você não dará conta. 

Vou trazer alguns pontos da Medicina do Estilo de Vida para te ajudar a pensar. Avalie cada um desses itens na sua vida. Sem cobranças ou punições, mas olhe com bastante respeito e amor pelo que você pode fazer por você. E vale lembrar que nosso cérebro pode querer resistir a mudanças. Mas, não desista no primeiro obstáculo, pois o resultado poderá fazer toda diferença em sua vida. 

Como você está se alimentando? Que tal fazer escolhas saudáveis em 2022? Inclua mais vegetais, alimentos integrais e evite o consumo exagerado de produtos industrializados.

Você prática alguma atividade física? Vale uma caminhada, uma corrida, nadar. O ideal é fazer pelo menos 150 minutos por semana de exercícios físicos de intensidade moderada.

Como está sua noite de sono? Tem dormido bem? O ideal é ter pelo menos 7 horas de sono de boa qualidade diariamente. Antes de se deitar desconecte-se de aparelhos eletrônicos com pelo menos uma hora de antecedência.

Você tem bebido ou fumado muito? O tabagismo, por exemplo, não só está associado ao câncer os fumantes são responsáveis por 80% dos casos da doença no pulmão como ao tromboembolismo e envelhecimento da pele.

Você anda muito estressado? Sabemos que não dá para fugir do estresse diário, mas precisamos aprender a administrá-lo. E para cada pessoa existem maneiras diferentes de lidar com os desafios diários, pense em como pode tentar melhorar seu estresse.

E você cultiva relacionamentos saudáveis? Ter uma vida equilibrada com a família, ter amigos e equilíbrio nos relacionamentos ajuda muito a melhorar nossa saúde. A literatura médica diz que as relações interpessoais estão muito relacionadas a saúde e a felicidade. Portanto vamos cultivar bons relacionamentos.
Começa já a cultivar pequenos novos hábitos diários. Nem espere 2022 chegar! A hora é agora e feliz Ano Novo!

Werther Busato - é médico clínico geral com especialização em Medicina Preventiva, Nutrologia e Medicina do Sono e certificação profissional em Programas de Qualidade de Vida. Na carreira corporativa possui vasta experiência na gestão de promoção e prevenção de saúde individual e coletiva em grandes empresas.


Publicidade