Publicidade

cotidiano

Como está sua imunidade?

Manter o sistema imunológico forte é uma das coisas mais importantes para se proteger do ataque de doenças

| Especial para ACidade ON -

Werther Busato. (Foto: Divulgação)
 
Vivemos em um mundo repleto de desafios à integridade da saúde. A ciência estima que milhões de espécies de vírus, bactérias e parasitas ameaçam a imunidade diariamente. 

Mais do que em qualquer outra época, nesse período de pandemia de covid-19 muito tem se falado sobre vírus e infecções potencializadas pelos encontros e celebrações de fim de ano, que disseminaram ainda mais esses microorganismos. 

Os vírus podem ser transmitidos de inúmeras formas, sendo o meio mais comum as gotículas de saliva de pessoas infectadas, que se espalham no ambiente, no ar, nos objetos e entram no organismo pela boca, pelo nariz e pelos olhos.
É importante frisar que, na maior parte dos casos, as principais complicações de saúde são causadas não apenas pela presença do vírus, mas pela resposta ineficiente da imunidade. 

Se por um lado é difícil evitar que o organismo humano seja exposto a uma variedade desses microrganismos patogênicos, por outro podemos nos valer do conhecimento científico, que indica atitudes efetivas para ajudar o sistema imunológico a se manter em pleno funcionamento. 

Esse sofisticado sistema de defesa natural atua de diferentes formas: detendo e neutralizando invasores, desenvolvendo imunizantes específicos (antígenos) e até mesmo combatendo infecções com mecanismos naturais, como a febre ou a inflamação. 

Ocorre que, para estar saudável e eficiente, o sistema imunológico precisa de nutrição de qualidade. Proteínas, vitaminas (A, complexo B, C, D3 e K2), minerais (ferro, zinco, selênio) e ômega 3 estão entre alguns dos nutrientes naturais que participam dessa atividade. 

Estudos apontam que aminoácidos como glicina, glutamina e cisteína são importantes para a imunidade, já que contribuem para o aumento da glutationa e para outros mecanismos de proteção. O ômega 3, por sua vez, foi apontado em pesquisas como elemento essencial para equilibrar a resposta da imunidade, diminuindo processos inflamatórios exacerbados.  

Assim, além de uma nutrição variada e densamente nutritiva, investir em suplementação é uma excelente maneira de otimizar os níveis desses elementos vitais a fim de prevenir e reduzir sintomas desagradáveis. 

Deixo aqui um questionamento: Como anda sua nutrição? Tem sido de qualidade?
 
Talvez precise suplementar alguns desses nutrientes que citamos para melhorar e tornar ainda mais eficiente o seu Sistema Imunológico.  

Mas, nada de sair por aí suplementando o corpo por conta própria. Somente um profissional qualificado poderá avaliar quais são suas reais necessidades.

Werther Busato - é médico clínico geral com especialização em Medicina Preventiva, Nutrologia e Medicina do Sono e certificação profissional em Programas de Qualidade de Vida. Na carreira corporativa possui vasta experiência na gestão de promoção e prevenção de saúde individual e coletiva em grandes empresas.

Publicidade