Publicidade

cotidiano

Fluxo digital transforma rotina no consultório do dentista

Quando se fala em inovações para a odontologia, a expressão Fluxo Digital reúne nestas duas palavras uma série de aplicações

| ACidadeON Campinas -

Roberta Held. (Foto: Divulgação)


Scanners, impressoras 3D, softwares e outros recursos digitais vêm transformando a rotina nos consultórios odontológicos. No dia a dia dos especialistas, a tecnologia especialmente desenvolvida para a área representa uma evolução nos diagnósticos e tratamentos, sejam eles simples ou complexos. Também no planejamento ortodôntico e mesmo na produção e ajustes de próteses, os novos equipamentos permitem ao dentista fazer procedimentos com mais segurança e precisão em tempo reduzido. Para os pacientes, a tecnologia oferece ainda mais conforto. Em muitas situações, é possível pré-visualizar os resultados de um tratamento que ainda será realizado.

Quando se fala em inovações para a odontologia, a expressão "Fluxo Digital" reúne nestas duas palavras uma série de aplicações. Usos de imagens 3D obtidas por meio de escaneamento intraoral da cavidade bucal e da tomografia computadorizada de feixes cônicos são algumas. Há ainda a utilização de softwares para auxiliar no plano de um tratamento, bem como o uso de impressoras 3D ou sistemas de fresagem e usinagem de cerâmicas que permitem produzir restaurações e próteses provisórias e definitivas.

O Fluxo Digital tem se mostrado extremamente importante na rotina do consultório e vem para aperfeiçoar as técnicas e soluções odontológicas. Hoje em dia é possível, por exemplo, produzir uma coroa em impressora 3D com a necessidade de menos ajustes e ganho de tempo para dentistas e pacientes.

Nos casos em que o uso de próteses se faz necessário, o escaneamento vem para substituir os incômodos e as possíveis imprecisões da moldagem. Para o paciente, sem dúvida, esta substituição é mais confortável. Os programas de computador desenvolvidos para a odontologia também têm a grande vantagem de proporcionar a pré-visualização de vários procedimentos.

Na ortodontia, o Fluxo Digital permite planejar todas as etapas do tratamento, a começar pela "documentação" exigida pelo especialista. No consultório, a partir do uso da tecnologia, é possível obter resultados ainda mais eficientes.

Diante da necessidade de um implante, intervenção que exige um estudo aprofundado sobre quantidade de osso, a situação dos dentes ao redor e posicionamento do parafuso, a tomografia e os modelos digitais possibilitam uma precisão milimétrica. Com isso, há menor margem para erro e os riscos de rejeição diminuem drasticamente.

Sobre este conceito inovador de diagnóstico e tratamento, ressaltamos como grande benefício a comunicação entre o dentista e seu paciente. A chance de mostrar cada passo do procedimento e responder todas as dúvidas que ele tiver, é algo que reforça a confiança e a segurança no trabalho do profissional. E pré-visualizar um ótimo resultado final antes mesmo de o tratamento ser iniciado, é uma alegria que o dentista divide com o paciente.

Roberta Held: Formada em odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) é especialista em ortodontia pela São Leopodo Mandic e mestre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Cirurgiã-dentista, desde 2018 é Invisalign TOP Doctor com especialidade em alinhadores estéticos.

Publicidade