- Publicidade -
CotidianoPrefeitura de Campinas diz que fez vistoria em árvores do Bosque há 6 meses e não há riscos de outra queda

Prefeitura de Campinas diz que fez vistoria em árvores do Bosque há 6 meses e não há riscos de outra queda

Amostras de árvore gigante que caiu e matou motorista em Campinas serão examinadas e resultado pode apontar doenças ou fungos; vistoria de imóveis atingidos é feita nesta quinta-feira
 

- Publicidade -
Árvore de 35 metros caiu durante forte chuva em Campinas e matou motorista (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)
Árvore de 35 metros caiu durante forte chuva em Campinas e matou motorista (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

 

O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, afirmou que a Prefeitura de Campinas fez uma vistoria nas árvores do Bosque dos Jequitibás há seis meses e que não há, no momento, outro risco de queda. Uma das árvores, uma figueira branca de 35 metros, caiu ontem em um veículo, durante uma tempestade, matando um motorista de 36 anos – leia mais sobre o caso abaixo.

- Publicidade -

Paulella afirma que as revisões no fragmento de mata do Bosque são feitas periodicamente e que a árvore que caiu não apresentava risco.

“Nós fazemos periodicamente revisões e investigações, em especial no Bosque dos Jequitibás. Há cerca de seis meses cortamos um jequitibá dentro da mata, que estava inclinando e com perigo de queda. Esta árvore especificamente, a figueira branca (que caiu), não apresentava (risco de queda). A gente sempre estava olhando, era uma árvore exuberante no meio da mata. Não havia qualquer indício”, disse ele.

A árvore gigante caiu no início da manhã de quarta-feira em cima do veículo em que estava o técnico em eletrônica Guilherme da Silva. Ele faleceu no local. A árvore também atingiu duas casas e derrubou um poste. A família da vítima pediu vistoria no local do acidente. Nesta quinta-feira (29), ao acidade on, o secretário de Serviços Públicos garantiu que não há árvores que apresentam risco de queda. 

“No momento, não há árvores que apresentam risco, pela observação. Isto é, secamento da copa, presença de formigas na árvore, inclinação… estes são indícios de problemas. E, no momento, não há (risco), e essa que caiu também não tinha”, disse.

Carro de vítima atingido por árvore (Foto: Heitor Moreira/EPTV Campinas)
Carro de vítima atingido por árvore (Foto: Heitor Moreira/EPTV Campinas)

LEIA TAMBÉM

Engenheiro florestal diz que poda de raiz pode ter causado queda de árvore que matou motorista em Campinas

Campinas terá chuvas nos últimos dias do ano? Veja a previsão

- Publicidade -

 

VISTORIA DE IMÓVEIS

Na tarde desta quinta-feira (29), será feita a vistoria dos imóveis atingidos pela copa da árvore que caiu ontem. Equipe de fiscalização da secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo avaliará as condições das construções e se as casas serão liberadas para o retorno dos moradores.

Árvore atigiu casas e poste (Foto: Ricardo Aranha/EPTV)
Árvore atigiu casas e poste (Foto: Ricardo Aranha/EPTV)

 

EXAMES LABORATORIAS

Paulella disse ainda que vai enviar amostras da árvore que caiu para o IB (Instituto de Biologia), da Unicamp, e IAC (Instituto Agronômico de Campinas). As amostraram passarão por exames laboratoriais, que podem indicar a presença de doenças ou fungos. Serão enviadas amostras das raízes, da base da árvore e da copa e o resultado deve sair em 1 mês.

“Esses exames laboratoriais são exames de patalogia (doenças) e entomologia (insetos) para ver se encontra alguma doença nessas partes. O exame de entomologia pode indicar presenças de insetos sugadores ou do tipo que fazem perfurações no interior das plantas”, explicou ele. 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -