Região de Campinas fechou quase 24 empresas por dia em 2021 Região de Campinas fechou quase 24 empresas por dia em 2021

Região de Campinas fechou quase 24 empresas por dia em 2021

Quando comparado com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 20% de empresas fechadas

Região fechou quase 24 empresas por dia no 1º trimestre (Foto: Denny Cesare/Código19) 

Dados da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) mostraram que a RMC (Região Metropolitana de Campinas) registrou a média de 23,8 empresas fechando por dia no primeiro trimestre deste ano - o pior período da pandemia no Brasil.

De acordo com os dados, nos primeiros 90 dias deste ano, a região registrou o fechamento de 2.145 empresas. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, quando 1.776 fecharam as portas, o crescimento foi de 20%.

Somente em Campinas, segundo a Jucesp, foram fechadas 975 empresas no primeiro trimestre de ano - uma média de dez empresas fechadas por dia na cidade.

Quando comparado os dados do mesmo período do ano passado, quando 731 empresas fecharam as portas, o crescimento foi de 33%.

O professor da PUC e da Mackenzie em processo civil, Felipe Granito, da GBA Advogados, avalia que o caminho para o não fechamento de empresas seja a busca para uma renegociação de dívidas.

'As empresas começam a dever muito e precisam buscar caminhos. No nosso trabalho, por exemplo, garantimos, através de uma estratégia de reestruturação empresarial, que estas dívidas sejam estancadas por até 24 meses e até mesmo um grande desconto na dívida final', afirmou.

ABERTURA

O número de empresas abertas, por outro lado, aumentaram em Campinas. Os dados obtidos com a Jucesp mostram que em 2020 foram abertos 1.644 estabelecimentos e neste ano houve um salto para 2.047 - um crescimento de 24%.

'Aqui começam as aventuras empresariais. São muitas demissões e muitas interrupções de contrato de trabalho. São muitas empresas abertas. Com isso, a pessoa tem que buscar o próprio caminho', afirmou o advogado.

Na RMC o crescimento percentual foi de 20,8%. Nos primeiros 90 dias de 2020 foram abertas 3.694 empresas, enquanto neste ano foram 4.464. 


Mais Notícias

Mais Notícias