- Publicidade -
CotidianoRegião de Campinas lança plataforma que reúne problemas das cidades

Região de Campinas lança plataforma que reúne problemas das cidades

Prefeituras serão orientadas a levantarem dados sobre áreas importantes da administração pública; entenda como funciona

- Publicidade -
Lançamento da plataforma Infra Tech reuniu políticos em Jaguariúna (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)
Lançamento da plataforma Infra Tech reuniu políticos em Jaguariúna (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

Foi lançada, na manhã desta sexta-feira (12), em Jaguariúna, a plataforma Infra Tech – Gestão pública inteligente. O sistema poderá ser usado para apontar os principais problemas que as cidades da Região Metropolitana de Campinas enfrentam.

Segundo o presidente do Instituto Movimento Cidades Inteligentes, Luigi Longo, a plataforma visa o desenvolvimento regionalizado dos municípios com foco em inovação, economia, eficiência e transparência.

- Publicidade -

“A gente consegue, através desses dados, qualificar e montar uma estratégia para enfrentar o problema”, completa.

Para o prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Gustavo Reis (MDB), será possível usar essas informações para facilitar a vida das pessoas. O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), que também esteve presente no lançamento da plataforma, considera a tecnologia fundamental para que a sociedade acesse os serviços públicos.

Para usar o programa, as Prefeituras vão ser orientadas a levantar dados sobre 6 áreas importantes da administração pública:

  • Saúde
  • Educação
  • Segurança
  • Mobilidade/Transporte
  • Energia Elétrica
  • Eficiência e Transparência

Para fazer esses levantamentos, as cidades vão indicar um representante que vai participar de um curso de capacitação, que deve durar 45 dias e começar em 26 de agosto. Reunindo essas informações, as Prefeituras poderão saber o que precisa ser melhorado nas cidades.

COMO VAI FUNCIONAR NA PRÁTICA?

- Publicidade -

Ao conversar com moradores de Campinas, os problemas da cidade são rapidamente identificados. A empregada doméstica Cleusa Rios diz que um dos maiores problemas que enfrenta no dia a dia é usar o transporte público.

Segundo ela, a linha que utiliza só tem um ônibus que passa a cada duas horas, sempre lotado e fora de horário.

O atendente José Lopes também reclama do sistema de transporte. “O tempo que era para estar em casa descansando, a gente passa no ônibus”, desabafa.

Já a dona de casa Franciane Fernandes aponta a saúde pública como um dos principais problemas da cidade. Ela mora perto da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Campo Grande, mas mesmo assim enfrenta dificuldades para conseguir passar em consulta.

A gente vai na UPA e não tem médico, daí a gente vai no Centro de Saúde e mandam a gente procurar o Mário Gatti”. Ela também aponta a falta de medicamentos como uma das questões a serem resolvidas pela Prefeitura.

MAPEAR AS LINHAS

No caso do transporte público, a plataforma poderia ser usada para mapear as linhas que têm déficit de ônibus e atrasos constantes, oferecendo os dados para que a Prefeitura tome as ações necessárias.

Na Saúde, poderiam ser detectadas as unidades que estão com déficit de médicos ou enfrentando problemas com o abastecimento de remédios, repassando essas informações para a administração municipal resolver a questão.

A plataforma também pode ser usada em outra importante área, a educação, as Prefeituras vão poder mapear as regiões que apresentam déficit de vagas em escolas e creches, por exemplo, embasando os administradores a usarem a verba com maior eficiência.

OUTRO LADO

A reportagem procurou a Prefeitura de Campinas para se posicionar sobre os problemas apontados pelos entrevistados.

Em relação aos atraso e lotação nos ônibus, a Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas) informou que faz um trabalho de fiscalização nas linhas e realiza mudanças quando os problemas são detectados.

Em relação à UPA Campo Grande, a Prefeitura de Campinas afirma que a Rede Mário Gatti, que administra as unidades de pronto atendimento, vai apurar as denúncias, já que não tem conhecimento sobre falta de médicos ou medicamentos no local.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -