- Publicidade -
CotidianoRibeirão Anhumas, em Campinas, fica coberto por espuma branca

Ribeirão Anhumas, em Campinas, fica coberto por espuma branca

Morador de Campinas registrou problema em ribeirão; Cetesb diz que fará vistoria

- Publicidade -

Espuma registrada no córrego de Campinas (Foto: Divulgação)

 
*Matéria atualizada às 15h53 do dia 28 de julho de 2022 

- Publicidade -

O Ribeirão Anhumas, em Campinas, amanheceu nesta quinta-feira (28) coberto por uma espuma branca. O registro foi feito por morador da cidade. Procurada, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) disse que fará uma vistoria no local.

De acorod com o morador Felippe Rodrigues, a situação estaria acontecendo com certa frequência no Ribeirão Anhumas.

O ponto onde o registro foi feito fica próximo a um local de chácaras, no bairro Jardim Alto da Cidade Universitária, em Campinas. O córrego passa pelas cidades de Campinas e Paulínia. 

LEIA TAMBÉM 
 
Frente fria se aproxima e Campinas tem chance de chuva

 
Mega-Sena: 24 apostas de Campinas acertam a quadra 
 
11 bairros de Campinas ficam sem água nesta quinta; veja lista

Vale lembrar que em junho de 2021 o acidade on Campinas noticiou que o Ribeirão Anhumas também estava coberto por uma espuma branca. Também na época, a situção preocupava os moradores da região por conta do risco ambiental. 

- Publicidade -

“É próximo a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Barão Geraldo, cadê o trabalho que a ETE esta prestando? Todo dia fica assim”, declarou a moradora Luciana Ruiz. Ela quem fez a denúncia em 2021. 
 
O QUE DIZ A SANASA 

Em nota enviada ao acidadeon Campinas, a Sanasa, responsável pelo tratamento de esgoto e o fornecimento de água em Campinas, alegou que os técnicos da empresa estão indo ao local. 

“Porém, o problema não é causado pela falta de tratamento dos esgotos nas ETEs da região (ETE Anhumas e ETE Barão Geraldo). Ocorre todo ano, em virtude da baixa vazão do rio”, diz um trecho.  

Ainda segundo o comunicado, a situação tem relação com o período de estiagem, mas “não tem relação com falta de tratamento de esgoto”.

CETESB

Sobre o caso, a Agência da Cetesb em Campinas disse que fará uma vistoria no local e, posteriormente, informará o resultado.

“Ainda não temos condições de previsão, pois depende da agenda de trabalho dos técnicos da Agência. Mas acreditamos que deva acontecer ainda hoje. Informaremos assim que tivermos um retorno sobre esta inspeção”, disse em nota. 

LEIA MAIS 
 
‘PodFalar, Mãe!’: novo episódio fala sobre impacto das telas na saúde das crianças

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -