- Publicidade -
CotidianoSaiba como funciona campanha contra pólio e multivacinação infantil em Campinas

Saiba como funciona campanha contra pólio e multivacinação infantil em Campinas

Vacinas contra o Rotavírus e da BCG seguem limitadas devido ao abastecimento nacional; confira os dados da vacinação no município

- Publicidade -
Campinas realiza campanha de vacinação contra a poliomielite (Foto: Carlos Bassan)
Campinas realiza campanha de vacinação contra a poliomielite (Foto: Carlos Bassan)

Você sabe como funciona a campanha contra pólio e multivacinação infantil em Campinas? Nesta sexta-feira (12), a Prefeitura da cidade alertou para a necessidade da adesão à campanha, que é nacional.

Na cidade, ela ocorre em 66 Centros de Saúde de Campinas e a secretaria de Saúde reforça a importância de manter a caderneta de vacinas em dia para evitar doenças preveníveis.

- Publicidade -

A vacina contra a pólio é voltada para as crianças de 1 a 4 anos, mesmo as que já receberam as doses, e a multivacinação visa atualizar doses para os menores de 15 anos. A campanha segue até o dia 9 de setembro.

DOSES APLICADAS

De acordo com balanço do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), nos dias 8 e 9 de agosto, 918 crianças de 1 a 4 anos foram vacinadas contra a poliomielite em Campinas. Elas também tiveram a carteira de vacina avaliada pelas equipes dos centros de saúde e puderam atualizar outras doses faltantes.

Segundo levantamento realizado nos dois dias, 778 crianças menores de 1 ano compareceram às salas de vacina e 614 delas receberam algum tipo de vacina. Já entre a faixa de 5 a 14 anos, foram registrados 737 pessoas, sendo vacinadas 310, que estavam com alguma dose faltando na carteira de vacinação.

Para a multivacinação a meta é atualizar o esquema vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, de acordo com as recomendações do calendário nacional.

- Publicidade -

De acordo com a Administração, não há necessidade de agendamento, basta comparecer no horário de funcionamento da sala de vacinas de cada CS. Pais e/ou responsáveis precisam apresentar a carteira de vacinação e documento com foto da criança ou adolescente.

Também não é preciso realizar um intervalo após a vacinação contra a covid-19.

DIA D DE VACINAÇÃO

Campinas ainda realiza o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação no dia 20 de agosto.

A SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) alerta que a queda da imunização durante a pandemia de covid-19 equivale à perda de 30 anos de avanço na vacinação infantil, segundo apontado em relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

E AS VACINAS BCG E ROTAVÍRUS?

As vacinas BCG e contra o Rotavírus estão ainda com estoque limitado em Campinas.

De acordo com a secretaria Municipal de Saúde de Campinas, “há uma limitação em relação à BCG e Rotavírus, por conta de abastecimento nacional. Não é uma questão relacionada à gestão do município ou do Estado”, afirmou em nota.

Segundo a Administração, a BCG já vem com estoque de doses restrito há certo tempo e o Ministério da Saúde orientou uma “otimização” ainda maior das doses, por dificuldades no abastecimento. Em Campinas, as ações da BCG são semanais ou quinzenais, dependendo do Centro de Saúde.

Já em relação à vacina do Rotavírus, novas doses foram enviadas na última quarta-feira (10). Entretanto, como a rede municipal ficou com estoque baixo durante um tempo e há uma campanha em vigência, a Prefeitura disse que “não é possível estimar a duração deste estoque”.

Além disso, a Administração salientou que uma nova grade de abastecimento foi solicitada ao estado através do Devisa.
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -