- Publicidade -
CotidianoSem fiscalização, motoristas cometem infrações no estacionamento do HC

Sem fiscalização, motoristas cometem infrações no estacionamento do HC

Flagrantes mostraram carro em cima de faixa zebrada, em frente a rampas de acesso e em vagas reservadas para idosos e deficientes

- Publicidade -

 

Motoristas estacionam na calçada, faixas de pedestre e sobre rampas (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

- Publicidade -

Sem nenhuma fiscalização, uma série de irregularidades e infrações de trânsito foram flagradas no estacionamento do HC (Hospital das Clínicas), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). 

Motoristas estacionaram sobre faixas de pedestre e zebradas, vagas preferenciais, lombadas, áreas de carga e descarga e até em pontos de ônibus. As irregularidades acontecem porque a universidade não tem convênio com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) para fiscalização na região. 

A reportagem da EPTV Campinas esteve no HC na manhã desta terça-feira (26) e flagrou dezenas de irregularidades (veja vídeo abaixo). 

Em frente o hospital, por exemplo, pacientes precisavam parar o carro no meio da rua para desembarcar, pois não havia espaço no local de desembarque, cheio de carros. O estacionamento não é permitido na área.   

O motorista José Denilson, de uma das linhas de ônibus que passa no campus, relatou dificuldade para parar nos pontos. “Às vezes a gente fica travado, não consegue passar, porque tem carro dos dois lados da rua. Não tem como pegar o povo, nem deixar nos pontos, que sempre tem carro estacionado irregular”, disse.

- Publicidade -

SEM CREDENCIAL 

Outro problema identificado foi o desrespeito às vagas preferenciais demarcadas na região do HC. Dezenas de veículos sem credenciais foram flagrados estacionados em vagas para idosos e pessoas com deficiência. 

Durante a permanência da reportagem no local, um cadeirante teve que desembarcar longe da entrada do hospital, pois a vaga destinada à deficientes estava ocupada por veículos sem a credencial. 

POSICIONAMENTOS 

Em nota, a Emdec disse que não tem responsabilidade sobre a fiscalização das vias do interior do campus da Unicamp. Segundo a empresa, a universidade é um espaço privado e para que a fiscalização aconteça é necessário que haja um convênio entre a instituição e a Emdec, o que não existe. 

A Emdec e a atual gestão da Unicamp já discutem a formalização do convênio, que vai proporcionar a atuação dos agentes de mobilidade urbana dentro do campus. 

Já a PM (Polícia Militar) também disse que não possui nenhum convênio específico de fiscalização com a cidade de Campinas, mas disse que tem planejamento na área de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública. 

Procurada pela reportagem, a assessoria do Hospital da Clínicas disse que a questão das irregularidades de trânsito é de responsabilidade da Prefeitura Universitária da Unicamp. 

A Prefeitura Universitária, por sua vez, informou que discute com a Emdec a ampliação das linhas de ônibus que passam pelo HC, como medida para reduzir a circulação de veículos no local. 

A Prefeitura reforçou ainda que estuda um convênio com a Emdec para a fiscalização de trânsito nas vias da Unicamp. O órgão disse também que fará campanhas de conscientização junto à Emdec no próximo mês, em decorrência do Maio Amarelo, mês de prevenção aos acidentes de trânsito. 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -