- Publicidade -
CotidianoTrem Intercidades: governo de SP assina acordo para "destravar" projeto e lançar licitação

Trem Intercidades: governo de SP assina acordo para “destravar” projeto e lançar licitação

Acordo foi assinado com governo federal; relembre projeto de trem intercidades e como está situação
 

- Publicidade -
Acordo deve 'destravar' projeto do TIC (Foto: Luciano Claudino/Código19)
Acordo deve ‘destravar’ projeto do TIC (Foto: Luciano Claudino/Código19)

 

O governo de São Paulo assinou nesta sexta-feira (4) um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Infraestrutura para “destravar” a licitação do TIC (Trem Intercidades), que ligará São Paulo a Campinas.

- Publicidade -

Com a assinatura, o governo paulista disse que terá as condições necessárias para viabilizar a implantação e a operação do TIC Eixo Norte, e poderá lançar o edital da licitação da parceria público-privada. Por meio da iniciativa, o Estado garante que a futura concessionária do TIC Eixo Norte assumirá os direitos e as obrigações da CPTM, que se relacionam ao trecho ferroviário da Linha 7.

O objetivo do acordo, portanto, é encaminhar diretrizes para a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para nortear as ações necessárias à implantação do TIC Eixo Norte e das segregações entre trilhos de cargas e de passageiros, em especial por meio da prorrogação antecipada do contrato de concessão da MRS Logística S.A.

O projeto prevê três tipos de viagens, sendo um trem expresso, que ligará as duas cidades em 60 minutos; um trem intermetropolitano, que não deve parar em todas as estações; e um trem parador, agregando estações de Vinhedo, Valinhos e as que já existem na linha 7-Rubi da CPTM, que fará o trajeto em cerca de duas horas.

CONFIRA OS TRÊS EIXOS:

  • Serviço Linha 7, com 35,2 km, integrado ao sistema metroferroviário, ligando a estação Barra Funda a Francisco Morato, atendendo, ainda, as cidades de Caieiras e Franco da Rocha
  • Serviço de trem intermunicipal “parador” de passageiros, com 66 km, que unirá Francisco Morato a Campinas, atendendo, ainda, as cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí e Louveira
  • Serviço de transporte ferroviário intermunicipal de passageiros, expresso, com 101,2 km, ligando a cidade de São Paulo (estação Barra Funda) e Campinas, com parada em Jundiaí, integrado ao sistema metroferroviário

O projeto do Trem Intercidades existe há anos e ainda não saiu do papel. Ele, inclusive, foi usado como promessa de campanha eleitoral pelos candidatos ao governo de SP. A última movimentação da proposta aconteceu em abril deste ano, quando convênios com seis cidades foram assinados para viabilizar a primeira etapa do TIC – veja mais abaixo.

- Publicidade -
Governador Rodrigo Garcia (Foto: Governo do estado de SP)
Governador Rodrigo Garcia (Foto: Governo do estado de SP)

 

EM ABRIL

O governo de São Paulo assinou no dia 18 de abril convênios com seis cidades, entre elas Campinas, para viabilizar a primeira etapa do Trem Intercidades. Apesar dessas assinaturas, que devem garantir o projeto que pretende usar a malha ferroviária já existente, o edital segue sem data definida para ser lançado.

Os convênios assinados foram com as cidades de: Campinas, Franco da Rocha, Louveira, Francisco Morato, Várzea Paulista e Vinhedo. Sobre isso, o governo paulista explicou que o documento é ‘para viabilizar a primeira etapa do Trem Intercidades’.

COMO SERÁ O INTERCIDADES?

O projeto prevê, na fase avançada, 101 km de extensão e contará com um serviço expresso entre Campinas, Jundiaí e São Paulo, e outro serviço parador entre Campinas e Francisco Morato, atendendo às cidades Louveira, Valinhos e Vinhedo.

A expectativa é de atender até 60 mil passageiros/dia em todos os serviços. O prazo de execução total do projeto é de 7 anos, a partir da assinatura do contrato, com possibilidade de entrega do serviço do Trem Intercidades em 4 anos.

O projeto compreende também a operação, manutenção e obras, com melhoria do desempenho e da qualidade do serviço da linha 7-Rubi da CPTM. 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -