- Publicidade -
CotidianoUTIs do Ouro Verde, em Campinas, voltam a receber pacientes gerais

UTIs do Ouro Verde, em Campinas, voltam a receber pacientes gerais

Leitos da unidade em Campinas eram usados para pacientes infectados pela covid-19; veja como mudanças

- Publicidade -

 

Medida altera disponibilidade dos leitos no Hospital Ouro Verde, em Campinas (Foto: Denny Cesare/Código 19)
Medida altera disponibilidade dos leitos no Hospital Ouro Verde, em Campinas (Foto: Denny Cesare/Código 19)

O Hospital Ouro Verde, em Campinas, reverteu as UTIs (unidades de terapia intensiva) usadas por pacientes com covid-19 para a internação de pacientes gerais. Com a medida, o local passa a contar com 40 vagas do tipo para adultos.

- Publicidade -

Ainda de acordo com a secretaria de Saúde da cidade, o mesmo deve acontecer com cinco leitos pediátricos de UTI exclusivos para a doença a partir desta sexta-feira (12). Os anúncios foram feitos na tarde desta quinta-feira (11).

“A desmobilização das estruturas ocorre pela redução da necessidade de internações de pacientes com síndromes respiratórias graves”, alegou a pasta.

Em junho, somando crianças e adultos, 348 pacientes foram internados em UTIs e enfermarias dos hospitais que integram o SUS (Sistema Único de Saúde) municipal. Já em julho, o número caiu para 274. Até 9 de agosto, foram 57.

OUTRO MOMENTO

Os cinco leitos de UTI pediátricos que serão desativados amanhã foram abertos em abril para crianças no período de sazonalidade das doenças respiratórias, entre o Outono e o Inverno. Desde o dia 9, porém, não há demanda deste tipo.

Ainda conforme a secretaria de Saúde, com as mudanças no Ouro Verde, a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar passa a contar com 26 leitos de UTI pediátricos para atender as crianças com condições clínicas mais graves.

- Publicidade -

“São 10 no Hospital Ouro Verde e 16 no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. Para internação de adultos são 60, sendo 20 no Mário Gatti e 40 no Ouro Verde”, argumenta a pasta no comunicado sobre as alterações nas UTIs.

OUTRA PREOCUPAÇÃO

A secretaria estadual de Saúde divulgou ontem (10) uma atualização do número de casos de infecções pela varíola dos macacos. Campinas chegou a 27 casos.

Diante do aumento de casos, a secretaria de Saúde de Campinas alega que está “preparada para atendimento, diagnóstico e monitoramento” da monkeypox.

O atendimento para os pacientes com suspeita da doença está disponível nos centros de saúde, prontos-socorros, pronto atendimentos e no Centro de Referência em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais.

HOSPITAIS DE REFERÊNCIA

No último dia 5, o governo do Estado de São Paulo anunciou um plano de enfrentamento contra a varíola dos macacos, que inclui o HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp, em Campinas, e o HES (Hospital Estadual de Sumaré).

Com isso, os locais são considerados unidades de referência para atendimento dos casos graves da varíola dos macacos na região de Campinas. Segundo o anúncio, os hospitais farão parte da “Rede Emílio Ribas” para o combate.

CONFIRA OS SINTOMAS DA VARÍOLA DOS MACACOS

O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus

  • Caroço no pescoço, axila e virilhas
  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Calafrios
  • Cansaço
  • Dores musculares

COMO SE PREVENIR

  • Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele
  • Evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença;
  • Higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel;
  • Não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais;
  • Uso de máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes.

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -