- Publicidade -
CotidianoUnicamp adapta laboratório para diagnósticos de varíola dos macacos

Unicamp adapta laboratório para diagnósticos de varíola dos macacos

Adequação necessária para o monitoramento da doença na região de Campinas é considerada pequena e simples; entenda o que será feito no local

- Publicidade -

 

Laboratório será adaptado para realizar diagnósticos da varíola dos macacos (Foto: Código 19)
Laboratório será adaptado para realizar diagnósticos da varíola dos macacos (Foto: Código 19)

O Ldmad (Laboratório de Diagnóstico Molecular de Alto Desempenho) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) será adaptado para realizar diagnóstico da varíola dos macacos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (22).

- Publicidade -

A adequação necessária é considerada pequena simples e deve ser feita por questões de segurança biológica, para evitar focos de contágio no espaço. Além disso, os testes diagnósticos são do tipo PCR, realizado com amostras de sangue.

As informações são do professor da FCM (Faculdade de Ciências Médicas), Plínio Trabasso. Ele é integrante do Hub de Saúde Global da universidade, uma frente criada para oferecer vários tipos de abordagens contra vírus e infecções.

“Dominamos toda a técnica para realizar os exames. A equipe do Hub da Unicamp criou sondas diagnósticas, que funcionam como um sistema ‘chave-fechadura’ para identificar a sequência genética que forma o vírus”, exemplifica.

A medida serve para ajudar na prevenção, assim como ocorreu com a covid-19.

O TRABALHO DO HUB

A ideia da instituição, além de fortalecer a prevenção e o tratamento das infecções, é ajudar no desenvolvimento de novos fármacos, e fortalecer terapias e imunizantes, assim como a vigilância e também os conteúdos informativos.

- Publicidade -

“Existem alguns aspectos preocupantes na doença. Apesar de os relatos de óbitos por monkeypox serem raros, ela é uma doença altamente transmissível. Por isso, há um grupo grande de pessoas suscetíveis à doença”, diz Trabasso.

O trabalho do Hub de Saúde Global terá cinco frentes contra a monkeypox:

  • Diagnóstico
  • Pesquisa Clínica
  • Vigilância Epidemiológica
  • Pesquisa Básica
  • Comunicação

LEIA MAIS

Campinas tem mais seis casos de varíola dos macacos; veja números da região

Dentista: consultas sobem 10% em 7 meses no SUS de Campinas

REDE EMÍLIO RIBAS

Com a adaptação do laboratório, a Unicamp planeja credenciar o local à Rede Emílio Ribas, o que confere mais confiabilidade aos testes realizados na universidade e abre possibilidade de atuação em parceria com outras instituições. Inicialmente, o trabalho será realizado com recursos próprios.

No início deste mês, o HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp passou a integrar a lista de unidades de saúde de referência para atendimento dos casos graves da varíola dos macacos na região de Campinas. Na ocasião, o HES (Hospital Estadual de Sumaré) também foi credenciado pela secretaria estadual de Saúde.  

Ainda de acordo com a pasta, os hospitais não vão atender demanda espontânea de suspeitas da doença. A recomendação é que os sintomáticos procurem as UBSs (unidades básicas de saúde) ou UPAs (unidades de pronto atendimento).

SINTOMAS

O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas, que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus. Veja outros sintomas:

  • Caroço no pescoço, axila e virilhas
  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Calafrios
  • Cansaço
  • Dores musculares

PREVENÇÃO

  • Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele
  • Evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença
  • Higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel
  • Não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais
  • Uso de máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes

Vale lembrar que o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos, segundo o governo de SP.

LEIA TAMBÉM

Investigado, presidente da Câmara de Campinas diz que ‘todos são inocentes até que se prove o contrário’

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -