- Publicidade -
CotidianoUnicamp, em Campinas, amplia prazo para pedido de isenção

Unicamp, em Campinas, amplia prazo para pedido de isenção

Período segue agora até 20 de junho; veja regras definidas pela comissão da Universidade Estadual de Campinas

- Publicidade -

Lista de leituras obrigatórias inclui canções de Cartola e autores contemporâneos, como Caio Fernando de Abreu (Foto: Antônio Scarpinetti/SEC Unicamp)

 

- Publicidade -

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) da Unicamp estendeu até 20 de junho o período para candidatos solicitarem isenção da taxa de inscrição. A prorrogação foi anunciada hoje (7), data em que o prazo venceria.

O período foi aberto em 16 de maio e, conforme a comissão organizadora, vale para o Vestibular Unicamp 2023 e para a modalidade Enem-Unicamp 2023.

As solicitações podem ser feitas exclusivamente pela internet, na página da Comvest (clique aqui). Candidatos de todo o país podem solicitar a isenção.  

LEIA TAMBÉM
Campinas começa a aplicar quarta dose para 50+ na quinta
HC confirma abertura de seis novas UTIs pediátricas em Campinas
Violência contra a mulher: Campinas sanciona lei de ‘sinal vermelho’

NOVIDADE

- Publicidade -

A partir deste ano, a Unicamp abriu a possibilidade para estudantes que são ou foram bolsistas em escolas particulares ou privadas solicitarem o benefício. O pré-requisito para receber a isenção, em todas as modalidades, é já ter concluído ou concluir em 2022 o ensino médio.

Com a inclusão, as isenções da taxa de inscrição passam a ser oferecidas em quatro modalidades:

1 – para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio) oriundos de escolas públicas;

2 – funcionários da Unicamp/Funcamp;

3 – para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental);

4 – para candidatos bolsistas de escolas privadas/particulares.

Ao todo, são oferecidas 6.680 isenções na modalidade 1, um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3, e 150 isenções na modalidade 4.

Segundo a Comvest, para solicitar a isenção na nova modalidade, os interessados deverão comprovar ter recebido bolsa de estudo, parcial ou integral, em escolas privadas, em todo ensino médio (ou alternativamente, ter cursado escolas pertencentes ao Sistema Senai, Sesi, SENAC e/ou outra instituição privada que mantém educação gratuita, em todo o ensino médio) e estar integrado a domicílio familiar cuja renda bruta corresponda a um salário mínimo e meio mensal por morador.

DOCUMENTAÇÃO

Os estudantes devem consultar no edital, disponível na página da Comvest, a documentação necessária, específica a cada modalidade, para comprovação exigida no ato da solicitação dos pedidos de isenção. Os documentos devem ser digitalizados e enviados durante o período de inscrição, impreterivelmente.

A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 29 de julho. Também a partir desta data, os contemplados irão receber exclusivamente via correio eletrônico um comunicado de que foram beneficiados.

Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2023 e no Enem-Unicamp 2023. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.

O calendário do Vestibular Unicamp 2023 já foi divulgado na página da Comvest e as inscrições serão realizadas do dia 1º de agosto ao dia 2 de setembro de 2022, pela internet. Já as inscrições para a modalidade Enem-Unicamp serão realizadas em novembro.

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -