- Publicidade -
CotidianoUnicamp, em Campinas, anuncia nova gestão do "bandejão" a partir de setembro

Unicamp, em Campinas, anuncia nova gestão do “bandejão” a partir de setembro

Empresa ofertada para o fornecimento de 18 mil refeições diárias nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba, além dos colégios técnicos

- Publicidade -

 

Bandejão da Unicamp teve mudança na gestão (Foto: Denny Cesare/Código 19)
Bandejão da Unicamp teve mudança na gestão (Foto: Denny Cesare/Código 19)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) anunciou uma nova gestão nos restaurantes universitários, chamados de “bandejão”, a partir do dia 5 de setembro.

- Publicidade -

Segundo a instituição de ensino, a empresa Soluções Serviços Terceirizados Ltda ganhou a licitação para realizar os serviços.

O fornecimento de alimentos é para cerca de 18 mil refeições diárias nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba, além dos colégios técnicos. A mudança do prestador de serviços foi feita para atender ao TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Em 2015, o órgão encontrou irregularidades no contrato celebrado entre Unicamp e a Funcamp, na produção e distribuição de alimentos. Em seguida, na auditoria das contas de 2018, o TCE recomendou a abertura de licitação para a prestação do serviço.

No ano seguinte, a Unicamp instituiu o Grupo de Trabalho dos Restaurantes para estudar as condições de um processo de contratação do serviço. O grupo também buscou um modelo de contrato que possibilitasse a melhora dos processos administrativos.

CONTRATAÇÃO UNIFICADA

- Publicidade -

Com base nos estudos produzidos, a Unicamp adotou um modelo de contratação unificado, no qual a empresa vencedora da licitação fica responsável pelo fornecimento, pela produção e pela distribuição de alimentos.

A Universidade decidiu, ainda, criar um comitê para acompanhar a transição e elaborar um Plano de Contingência para o processo.

A empresa informou ter planos para aproveitamento da mão de obra e admitiu a possibilidade de contratar funcionários do antigo prestador de serviço.

ATO CONTRA DEMISSÕES

No início de agosto, um grupo de alunos e trabalhadores da Unicamp, em Campinas, protestou contra as demissões de funcionários terceirizados do Restaurante Universitário, conhecido popularmente como “bandejão”.

De acordo com os manifestantes, o intuito do ato é reverter a medida e exigir a recontratação dos trabalhadores e das trabalhadoras depois que a reitoria decidiu trocar a empresa responsável pelas refeições oferecidas no local.

A concentração aconteceu em frente ao badejão, mas o grupo caminhou por outros locais do campus com faixas exigindo o retorno dos contratados. Eles também usaram instrumentos e caixas de som. Não houve confusão durante o protesto.    

Na época, a Unicamp disse que “esse modelo elimina a gestão dos 23 contratos e 66 atas de Registro de Preços e otimiza recursos administrativos e financeiros da Universidade, além de concentrar esforços para um processo cuidadoso de acompanhamento, monitoramento e fiscalização da empresa contratada”, diz trecho da nota.

ESTRUTURA DOS RESTAURANTES

Os três restaurantes universitários do campus de Barão Geraldo, em Campinas, atendem cerca de 12 mil alunos por dia, entre pagantes e bolsistas, considerando café da manhã, almoço e jantar.

Os equipamentos fecharam o mês de junho deste ano com um total de 198.605 almoços e 100.223 jantares servidos, segundo informa a Prefeitura do Campus. Foram servidos, ainda, 15.199 cafés da manhã.
 

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -