- Publicidade -
CotidianoUnicamp, em Campinas, está entre as 15% melhores do mundo

Unicamp, em Campinas, está entre as 15% melhores do mundo

No Brasil, instituição de Campinas aparece em segundo lugar no ranking; veja a colocação da universidade na lista mundial

- Publicidade -

 

Unicamp, em Campinas, aparece em grupo das 15% melhores universidades do mundo (Foto: Divulgação)

- Publicidade -

Em um ranking com 2.462 universidades do mundo todo, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ficou entre as 15% melhores instituições. Este foi o melhor resultado da entidade em oito anos (veja detalhes abaixo). 

A avaliação da QS World University Rankings 2023 mostra a universidade na 210ª posição. O MIT (Massachusetts Institute of Technology) é o líder mundial. No Brasil, a USP (Universidade de São Paulo) é a única que supera a Unicamp. 

Entre os itens considerados, a instituição estadual de Campinas se destacou em “reputação acadêmica”, no qual ficou na 93ª posição (entenda mais abaixo). 

LEIA MAIS
HC de Campinas confirma envio de equipes para cirurgias na RMC
Unicamp, em Campinas, amplia prazo para pedido de isenção para vestibular
HC confirma abertura de seis novas UTIs pediátricas em Campinas 

EVOLUÇÃO 

- Publicidade -

A Universidade Estadual de Campinas começou a ser avaliada anualmente em 2014, quando ficou no grupo das 25% melhores universidades. Depois, em 2015 e 2016, figurou entre as 24% e as 22% melhores instituições, respectivamente. 

Depois de evoluir e conquistar o percentual de 21% em 2017 e de 19% em 2018, a Unicamp teve uma ligeira queda em 2019 e 2020, quando não saiu dos 20%. Em 2021, no entanto, reagiu, ficando com 19,6%. Depois, em 2022, foi a 16,8%. 

Em relação à lista anterior, a entidade subiu nove posições: de 219ª para 210ª. 

O RANKING 

A avaliação é uma das mais respeitadas do mundo. Os critérios considerados no ranking são: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações científicas, parcerias internacionais para pesquisa, presença de estudantes e docentes estrangeiros e taxa de empregabilidade. 

Para avaliar a reputação, item no qual a Unicamp mais se destacou, a editora britânica QS (Quacquarelli Symonds) coletou a avaliação de 130 mil especialistas em ensino superior, que apontaram as instituições de prestígio. 

“Recebi com satisfação a notícia. O resultado revela os esforços para divulgar com mais eficiência os dados que comprovam a qualidade de nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, pontua o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles. 

PESQUISA CIENTÍFICA 

Conhecida também pelas pesquisas científicas, a universidade estadual divulgou nesta semana o resultado de um estudo que fez o tratamento de uma pessoa infectada por covid-19 utilizando leite materno de uma doadora vacinada

O caso foi publicado em artigo em revista científica e, conforme os pesquisadores, a paciente tratada apresentava há mais de quatro meses resultados positivos de covid, com RNA viral detectados em teste de RT-PCR. 

O tratamento foi feito em uma paciente portadora de doença genética rara, que torna o sistema imune incapaz de combater vírus e outros patógenos. 

Durante uma semana, ela foi orientada a ingerir 30 mililitros de leite materno de uma doadora vacinada contra o SARS-CoV-2 a cada três horas. 

Após esse período, o resultado do teste de RT-PCR que há mais de 120 dias vinha indicando a presença do RNA viral finalmente veio negativo.

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -