- Publicidade -
CotidianoVacinação contra covid-19 começa hoje em Campinas

Vacinação contra covid-19 começa hoje em Campinas

Primeira imunização na cidade será feita no HC; vacina chegou por volta de 13h20 no hospital da Unicamp

- Publicidade -

 

Caminhão com vacina chegou à 13h20 no HC da Unicamp (Foto: Priscila Mota/EPTV Campinas)

- Publicidade -

*Esta matéria foi atualizada às 13h13  do dia 18 de janeiro de 2021*

Campinas vai começar na tarde desta segunda-feira (18) a vacinação contra a covid-19 em profissionais da saúde. A imunização na cidade acontece um dia após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar o uso emergencial das vacinas contra a covid-19.

Cerca de 4 mil doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, chegaram hoje na cidade, e o HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp será a primeira unidade na região a receber o carregamento. O caminhão carregado com as doses saiu nesta manhã do centro de distribuição do Instituto Butantan, em São Paulo, em direção ao hospital.

A imunização, prevista para começar na tarde de hoje em Campinas, vai contar com a presença do governador João Doria (PSDB). De acordo com o Estado, a imunização está prevista para começar às 15h30 no HC. Por volta de 13h20, o HC confirmou que o lote da vacina chegou no hospital.

- Publicidade -

Durante a coletiva, Doria deve passar ainda os detalhes de como será a vacinação em Campinas, assim como a previsão para a chegada das doses para a Prefeitura. As 4 mil doses recebidas hoje serão aplicadas em profissionais da Unicamp, e um novo carregamento de doses deve chegar para a Administração Municipal. O prefeito de Campinas, Dario Saadi (Republicanos) também estará presente durante a primeira aplicação.

O HC foi selecionado pelo Estado por ser hospital-escola e receber grande fluxo de pacientes da região. Segundo o governo estadual, a vacinação terá início com prioridade para profissionais de saúde e populações indígenas da Unicamp. Segundo o cronograma elaborado pela universidade, a expectativa é que 12,2 mil profissionais sejam vacinados até o dia 26 de março.

Campinas é listada como uma das 200 maiores cidades que vão receber as doses diretamente do Estado, e vai funcionar como centro de distribuição, sendo que cidades menores vão retirar a vacina do Centro de Vigilância Epidemiológica, na região Central. Policia Militar e Guarda Municipal montam um forte esquema de segurança para receber a vacina.  

Ontem (17) a Prefeitura de Campinas afirmou que se as doses municipais chegarem hoje, seria possível que a vacinação já se iniciasse imediatamente.

Segundo a Administração, a vacinação na cidade vai começar pela aplicação em 15 mil profissionais de saúde, que receberão a primeira dose da vacina.

COMO VAI FUNCIONAR DEPOIS?

De acordo com a prefeitura, assim que as doses municipais chegarem haverá um sistema de agendamento de horários e locais.

Quando começar a fazer o agendamento, o morador de Campinas deverá informar em qual grupo está inserido. Depois colocar o nome completo e CPF. Caso seja profissional de saúde, deverá informar qual ramo trabalha. Após isso, aparecerá o horário para agendamento e a pessoa escolhe o horário e local no qual quer ir realizar a aplicação da vacina.

“O cidadão poderá entrar no site da Prefeitura de Campinas. Caso não tenha internet, poderá ligar no 160 ou pode até ir no Centro de Saúde mais próximo”, explicou a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância de Saúde), Andrea Von Zuben.  

LOCAIS DE VACINAÇÃO  

As vacinas serão aplicadas em pelo menos cinco centros de vacinação, um por região da cidade, havendo possibilidade de ampliação. Dos locais, quatro já foram definidos:

– Naed Noroeste – Avenida Ibirapuera, s/nº, Jardim Londres (região Noroeste);
– Centro de Vivência do Idoso Lagoa do Taquaral – portão 5 (região Leste);
– Círculo Militar- Avenida Getúlio Vargas, 200. Jardim Chapadão (região Norte);
– CAIC Sudoeste Rua José Augusto de Mattos, s/nº, Vila União (região Sudoeste).

O ponto de vacinação da região sul está sendo definido, mas a expectativa é que seja na região do Hospital Mário Gatti.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -