- Publicidade -
CotidianoVestibular da Unicamp, em Campinas, abre inscrições; veja como fazer

Vestibular da Unicamp, em Campinas, abre inscrições; veja como fazer

Candidatos devem preencher o formulário até 2 de setembro; confira as datas e a lista de livros obrigatórios

- Publicidade -

Movimentação de candidatos no vestibular da Unicamp (Foto: Luciano Claudino/Código19)
Movimentação de candidatos no vestibular da Unicamp (Foto: Luciano Claudino/Código19)

 

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abriu às 10h desta segunda-feira (1º) as inscrições para o vestibular 2023. São oferecidas 2.540 vagas em 69 cursos e o processo fica disponível até 2 de setembro (veja mais abaixo). 

- Publicidade -

O candidato deve preencher um formulário com todas as informações pessoais no site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) (clique aqui) e ainda pagar uma taxa de inscrição de R$ 192 até 9 de setembro. 

O valor só não é obrigatório para 8.454 candidatos, que solicitaram e foram contemplados com a isenção. Deste total, 6.667 são de famílias de baixa renda, com até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio. 

AS DUAS FASES 

A primeira fase do vestibular da Unicamp terá aplicação em 6 de novembro em 31 cidades paulistas, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). A segunda fase será em 11 e 12 de dezembro. 

Esta é a primeira vez que esta etapa do processo acontece no último mês do ano. O período, inclusive, coincide com a Copa do Mundo do Catar, o que fez a organização verificar as datas para evitar os dias de jogos da Seleção Brasileira. 

- Publicidade -

A mudança para dezembro, ainda conforme a Comvest, dá maior prazo para correção e convocações e permite o término do ciclo de provas no mesmo ano. 

COMO SERÃO AS PROVAS? 

O modelo da prova será o mesmo da edição anterior, quando a primeira fase passou a conter 72 questões a serem resolvidas pelo período de cinco horas. 

A segunda fase em dois dias terá avaliações comuns e a redação a todos os candidatos, além de um dia para as provas de conhecimentos específicos. 

Antes da primeira fase, no entanto, haverá provas de habilidades específicas para quem planeja cursar música. O processo será em setembro e outubro. 

Já para arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, que também exigem provas específicas, as provas ocorrem entre 4 e 6 de janeiro. 

LEIA MAIS 

Cpat oferece 242 vagas em Campinas, com salário de até R$ 8 mil 

Casal de Campinas cai de paraquedas no mar durante tempestade na Colômbia 

Campinas inicia vacinação de profissionais da saúde contra meningite C hoje 

LISTA DE LIVROS 

A lista de livros obrigatórios no vestibular 2023 é a mesma da edição 2022: 

– “Carta de Achamento do Brasil” – Pero Vaz de Caminha; 

– “Niketche uma História de Poligamia” – Paulina Chiziane; 

– “Tarde” – Olavo Bilac; 

– “Bons Dias” – Machado de Assis; 

– “Sonetos Escolhidos” – Luís de Camões; 

– “Sobrevivendo no Inferno” – Racionais MC’s; 

– “O Seminário dos Ratos” – Lygia Fagundes Telles (ficou de fora em 2021 após redução); 

– “O Marinheiro” – Fernando Pessoa; 

– “A Falência” – Júlia Lopes de Almeida; 

– “O Ateneu” – Raul Pompeia; 

APROVADOS E MATRÍCULAS 

Os primeiros aprovados serão divulgados em fevereiro de 2023. Depois, sete listas devem ser divulgadas pela Unicamp. Com isso, a matrícula on-line foi definida para ocorrer entre 7 e 9 de fevereiro. O semestre começa em março. 

LEIA TAMBÉM
Você sabe identificar o início de uma depressão?

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -