A partir desta segunda-feira (24), a Unidade 2 do Programa de Clínicas Veterinárias Móveis da Prefeitura de Campinas atenderá na região do Swift. O atendimento funcionará na sede da Administração Regional 10, na Rua Amadeu Mendes, 85, Vila Lemos e ficará neste local até 24 de novembro.
O serviço é realizado em contêineres adaptados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, prestando atendimento médico veterinário ambulatorial itinerante e gratuito para cães e gatos.
De acordo com a Prefeitura, a Unidade 1 da Clínica Veterinária Móvel está atendendo na região do Campo Grande, na sede da Administração Regional 13, Rua Natale Bertucci, 128, no Parque Valença I, desde o dia 27 de setembro e ficará neste local até 10 de novembro.
LEIA TAMBÉM
Campinas terá radar meteorológico para pesquisa de nuvens e tempestades severas até 2024
Prêmio da Mega-Sena volta a acumular; apostas de Campinas faturam R$ 27 mil
O QUE PRECISA
Para que o animal doméstico seja atendido não é necessário agendamento prévio. Basta ter mais de 18 anos e apresentar documentos pessoais e comprovante de residência em Campinas. As duas unidades das Clínicas Veterinárias Móveis percorrem diversas regiões do município.
FOCO DE ATENDIMENTO
As Clínicas Veterinárias estão sob gestão da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável por meio do Dpbea – Departamento de Proteção e Bem Estar Animal. O secretário, Rogério Menezes, afirmou que o foco é atender a população mais carente, que tem dificuldade em pagar uma consulta com um médico veterinário.
“Estes atendimentos conseguem resolver a maior parte dos assuntos, tais como vacinação, doenças de pele do animal, problema alimentar e orientação geral, procedimentos simples que resolvem a maior parte das questões”, explicou. Menezes ainda apontou que cães e gatos precisam ficar saudáveis para que as pessoas não tenham doenças transmitidas pelos animais.
Segundo Rogério Menezes, este modelo de atendimento móvel e itinerante é pioneiro no Brasil. “Embora existam outras iniciativas no País, médico veterinário em campo, nos bairros, em consultório móvel, é o primeiro no Brasil. Campinas mais uma vez inova e lidera as políticas de proteção e bem-estar animal no Brasil”, reforçou.
COMO FUNCIONA
Cada clínica móvel tem três consultórios médicos veterinários e uma área administrativa. As equipes são formadas por três médicos veterinários, um auxiliar de enfermagem e um recepcionista. O atendimento é por ordem de chegada, com distribuição de senha. O principal objetivo é atuar na prevenção de doenças. Todos os animais são microchipados e recebem vacina, se houver indicação.
LEIA MAIS